Como limpar bico injetor? E é mesmo necessário?

Descubra agora mesmo o que fazer quanto a esse assunto divergente entre motoristas, mecânicos e fabricantes

  1. Home
  2. Graxa
  3. Como limpar bico injetor? E é mesmo necessário?
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Você sabe como limpar bico injetor? Esse é um assunto polêmico entre motoristas, mecânicos e fabricantes. O motivo é simples: bicos injetores são autolimpantes. Mas, se são assim, por que há tanta discussão quanto ao assunto? O motivo também é simples: o combustível.

No caso de gasolina ou álcool adulterados, é exatamente o combustível que leva sujeira ao bico injetor, o que causa entupimento. Por isso, é necessária a "limpeza". Logo, se o combustível for sempre de boa procedência, ele mesmo limpa os bicos. Antes, contudo, entenda o que é bico injetor e seu papel no sistema de injeção eletrônica.

O que é bico injetor?

Parte do sistema de injeção eletrônica, o bico injetor é também conhecido por válvula injetora ou apenas por injetor. Consiste numa válvula eletromagnética operada por uma bobina longa. Depois que o bico injetor é tensionado, uma corrente é provocada no campo magnético da bobina e ela gera uma força eletromagnética.

É justamente esta força a responsável por atrair um componente do bico injetor – ou seja, serve como imã –, que tem por função fechar o circuito elétrico e abrir o hidráulico para a passagem do combustível.

Bico injetor sujo: problemas gerados no carro

O acúmulo de sujeira no bico injetor provoca falhas no motor. Em alguns modelos de carros, por exemplo, ao detectar algo fora do normal, a injeção eletrônica corta o funcionamento desse componente suspeito, mas isso não quer dizer que o problema esteja resolvido.

Em circunstâncias extraordinárias, pode levar ao derretimento do pistão, justamente pela falta de combustível. Digamos que essa seja uma medida extrema até que você resolva o problema, tão logo seja possível.

Então, cuidado. Combustíveis de procedência duvidosa, por exemplo, causam entupimento do bico injetor, assim como o uso elevado de óleo. Também pode acontecer de o carro consumir mais gasolina ou etanol do que o normal.

Homem faz revisão em motor do carro
icon photo
Legenda: Limpeza dos bicos injetores preventiva não existe! Faça o serviço apenas em caso de falhas
Crédito: Reprodução

Como saber se o bico injetor está sujo?

Para saber se o bico injetor está sujo, é preciso uma averiguação feita por especialistas, que sabem como executar os testes e têm as ferramentas certas, como um scanner próprio para esse tipo peça. Ao passar por esse aparelho, todo o conjunto é avaliado, o que é bastante seguro, porque você sai da oficina com tudo resolvido.

Caso tente resolver sozinho, pode ser que você não perceba que a válvula está com defeito, por exemplo. E se for isso, limpar o bico injetor em casa de nada adiantará. Será preciso que a peça seja trocada.

Posso limpar o bico injetor em casa?

Dada a probabilidade de você não saber identificar o verdadeiro problema e ainda danificar as peças durante a limpeza, porque elas são delicadas, essa tarefa não é indicada para você – e nem para ser realizada na sua garagem.

Ainda há outro ponto: produto para limpeza da peça é específico. Você terá de gastar com isso e ainda saber como fazer a diluição adequada. E nada de optar por “lendas”, como, por exemplo, limpar bico injetor com querosene.

É comum em épocas de crise recorrer a soluções caseiras, mas elas podem causar danos ainda maiores ao seu carro. Por isso, é sempre bom lembrar: não existe limpeza preventiva e, caso não esteja seguro com a tarefa, procure um profissional para fazer isso!

Como limpar bico injetor em casa?

Depois de identificar qual bico está com problema, retire-o com cuidado a fim de que não quebre ou que as borrachas de vedação não fiquem presas. Uma vez tirada a peça, você precisará conectá-la a um transformador para que ela se abra para a limpeza. Sem corrente elétrica, o bico injetor fica fechado.

Depois de aberto, então, coloque a peça em um recipiente produto específico para limpeza de bico injetor. Deixe de molho um tempo para que o produto aja. Depois é só secá-la e recolocá-la.

Webmotors: o lugar seguro do seu próximo carro

Pensando em trocar de carro? Deixe com a gente, porque carro é a nossa especialidade! Aqui, você ainda tem a segurança do Autopago, para comprar um novo veículo sem dor de cabeça e surpresas. Que tal conhecer agora mesmo alguns modelos?

 

Comentários