Cuidados que devemos ter ao dar a partida no motor

Pequenas medidas podem ajudar a aumentar a vida útil do propulsor

  1. Home
  2. Graxa
  3. Cuidados que devemos ter ao dar a partida no motor
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É muito comum entrarmos no carro, ligarmos o motor e sairmos logo em seguida. É algo diário e instintivo. Mas não temos que tomar nenhum tipo de cuidado nesse momento? Esse é o procedimento correto?

Visando melhorar os cuidados com o motor e todo o sistema que o compõe, a equipe do WM1 separou algumas dicas para que você cuide melhor do seu carro nesse momento diário. Confira.

1 - Verifique as luzes

Painel Fiat Jeep
icon photo
Legenda: Todas as luzes devem acender antes mesmo da partida
Crédito: Divulgação

Antes mesmo de dar a partida, ao apenas girar a chave, verifique se todas as luzes do painel estão acesas e, logo depois, se apagam. Se alguma não acender isso pode indicar problema elétrico e não  vai alertar ao motorista quando realmente for necessário. Se alguma não se apagar, é indicado consultar um mecânico.

2 - Espere a injeção

No momento que você faz o primeiro giro da chave, a injeção de combustível é acionada. Essa ação leva alguns poucos segundos. É importante deixar que o combustível seja injetado no motor para só então dar a partida.

3 - Pise na embreagem/freio

Cuidados para prolongar a vida útil da embreagem
icon photo
Legenda: Pisar na embreagem na hora da partida alivia o motor de arranque
Crédito: Divulgação

Alguns modelos já indicam a necessidade de pisar na embreagem (Hyunda HB20) ou no freio (automóveis câmbio automático). Porém, mesmo que seu carro não exija, é uma boa medida. Dessa forma, você desengata o motor da transmissão, poupando o arranque e a bateria.

4 - 30 segundos valiosos

Após dar a partida, aguarde cerca de 30 segundos para que todas as partes do motor recebam o óleo de lubrificação. Não acelere o motor em ponto neutro para evitar desgastes. Esse é o momento mais crítico para o motor, uma vez que o lubrificante leva um tempo para atingir todas as partes do propulsor, especialmente as mais altas.

5 - Cautela

icon photo
Legenda: Evite acelerações bruscas antes de atingir a temperatura ideal de trabalho
Crédito: Divulgação

Hoje em dia não é mais necessário "esquentar" o carro. No entanto, durante os primeiros minutos, evite abusar do acelerador. O ideal é esperar o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento antes de empregar acelerações mais bruscas.

Comentários