Motor 1.0 mais potente do Brasil chega em julho

Propulsor EcoBoost tem 125 cv e injeção direta de combutível
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Lukas Kenji
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A Ford apresentou nesta quarta-feira (25) o novo motor EcoBoost 1.0 turbo a gasolina, que equipará o New Fiesta a partir de julho. Premiado internacionalmente, o propulsor tem três cilindros, rendimento de 125 cv e trabalha em conjunto com a transmissão automatizada PowerShift de seis velocidades. Desta forma, o propulsor passa a ser o 1.0 litro mais potente do Brasil.

O pico de potência é entregue a 6.000 rpm, enquanto o torque de 17,3 kgf.m é desenvolvido entre 1.400 e 4.500 giros. Fruto do conceito de downsizing, que consiste em oferecer alta potência em blocos de baixa litragem, o novo propulsor tem duplo comando de variável de válvulas, turbocompressor que suporta até 1.5 bar de pressão, injeção direta de combustível, além de correia banhada a óleo e arrefecimento com duas válvulas termostáticas.

Em termos de desempenho, o EcoBoost impulsiona o New Fiesta aos 100 km/h em 9,6 segundos a partir da inércia. Isso significa que ele é 20% mais rápido do que o 1.6 PowerShift, que cumpre o desafio em 12,5 s.

Num primeiro momento, o novo motor equipará as versões mais caras do hatch, mas a Ford admite que a novidade pode ser expandida em sua gama de veículos no Brasil. No exterior, a família EcoBoost tem sete opções de litragem que equipam, inclusive, versões de Focus e EcoSport. Por aqui, ele só estava disponível na versão 2.0 no sedã Fusion.

NÃO É FLEX

Apesar de moderna, a motorização 1.0 turbo já não é novidade no Brasil. No ano passado, a Volkswagen lançou o up! TSI, enquanto a Hyundai adotou a mesma estratégia recentemente com o HB20 Turbo. No entanto, ambos os propulsores de 105 cv têm configuração flex, ao contrário do EcoBoost.

A estratégia da Ford é que os consumidores que não abram mão da tecnologia flex continuem tendo a opção de adquirir o New Fiesta 1.5 ou 1.6, que serão mantidos na linha. Desta forma, a versão 1.0 turbo passa a ser mais cara e de nicho. Aliás, o motor EcoBoost será importado da Romênia e não deve render muito volume.  

CONSUMO

A Ford também não detalhou os dados de consumo do novo motor. Deixou claro apenas que ele é 20% mais econômico e 15% mais eficiente no nível de emissões em relação ao New Fiesta 1.6 e outros concorrentes da mesma litragem.

A fabricante não divulgou também qual o peso do novo conjunto. Esclareceu apenas que ele é feito com bloco de ferro fundido, cárter de alumínio, bomba de óleo variável, coletor integrado ao cabeçote, também em aluminío, em uma só peça.

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