8V ou 16V: qual é motor é melhor para o seu bolso

O motor com 16 válvulas é ideal para as estradas, já o de 8 válvulas é a melhor opção para quem roda em áreas urbanas

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Rodrigo Samy
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A denominação 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade. No caso dos carros com 16V, a melhor opção é a estrada, pois o melhor desempenho aparece em altas rotações.

Na verdade as válvulas são responsáveis pela entrada e a saída da mistura ar e combustível, vitais à queima e ao funcionamento do motor. Elas se dividem em admissão e de escape. Com o dobro de válvulas, o 16V conta com uma abertura maior para a passagem dos gases, tornando a combustão mais eficiente.

Por exemplo: no caso do Chevrolet Zafira, o modelo 16V desenvolve 136 cv de potência e 19,2 kgf.m de torque, já o motor de 8V do mesmo carro produz 116 cv e 17,3 kgf.m. Devido à maior força, o 16V requer uma caixa de marchas mais resistente.

PONTO NEGATIVO PARA O MOTOR 16V

O motor multiválvulas custa mais para ser fabricado do que o 8V. O cabeçote do motor é maior e o número de componentes também. Outra desvantagem do 16V é a manutenção mais elevada.

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Legenda: Motor 16V
Crédito: iStock

PONTO NEGATIVO PARA O 8V

A vantagem da configuração com 16V está nas rodovias. Conforme a rotação do motor aumenta, o fluxo dos gases é maior. A implantação de uma ou mais válvulas em um motor serve para que o motor tenha a possibilidade aproximar-se ao máximo do enchimento dos cilindros, com isso, elevando a potência final. A grande sacada do 16V é que o consumo não fica elevado em comparação ao 8V. Pelo contrário, no caso de circuitos rodoviários ele pode ser até menor.

JOGO RÁPIDO

Motores 8V tem: um comando, uma válvula para admissão e uma para escape, melhor arranque, maior torque em baixas rotações, manutenção mais facilitada e relação de marchas maiores até a 3ª e menores até a 5ª.

Motores 16V tem: dois comandos, duas válvulas para admissão duas para escape podendo haver variação na linha turbo, melhor rendimentos em velocidades finais, maior torque em altas rotações, manutenção mais prejudicada e relação de marchas menores até a 3ª e maiores até 5ª.

 Raio-X do motor
Legenda: Raio-X do motor
Crédito: iStock

 

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