Você sabe o que é turbo lag? A gente te explica

Veja as causas para os carros turbo demorarem um pouco para responder ao comando do acelerador

  1. Home
  2. Dicas
  3. Você sabe o que é turbo lag? A gente te explica
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Sabe quando você pisa fundo no acelerador de um carro com motor turbo e ele demora para responder? Isso é chamado de turbo lag. Você já deve ter ouvido falar dele em alguma avaliação aqui no Webmotors ou outros veículos especializados. No entanto, como e por que isso acontece? Explicamos...

Vamos voltar um pouco no tempo para esclarecer tudo isso. Os turbocompressores existem desde o final do século 19, porém, só começaram a ganhar popularidade para melhorar o desempenho dos automóveis na década de 1970.

Turbo Autologia 1 1024x683
Turbo de motor à combustão
Crédito: Reprodução/Autologia.com.mx
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Apesar de ser uma maneira de melhorar o desempenho, o turbo só funciona plenamente quando existe pressão suficiente a partir dos gases de escape para girar as hélices internas. Portanto, o motor deve estar em certas rotações de trabalho antes de gerar o impulso necessário para dar a "partida" no turbocompressor. Justamente esse tempo necessário para acumular pressão que chamamos de turbo lag. Por esse motivo sentimos o atraso entre pisar no acelerador e receber aquele impulso extra que empolga.

VÍDEO RELACIONADO

Graças aos avanços tecnológicos, esse fenômeno é praticamente inexistente hoje. Geralmente sendo mais perceptível em veículos movidos a diesel, a ponto da Volvo ter desenvolvido um sistema com ar comprimido para impulsionar o turbo e praticamente zerar o turbo lag. Mas não foi sempre assim. Um dos percussores deste sistema em carros de produção, o Audi Quattro, contava com um enorme turbo lag, fazendo com que os pilotos tivessem que planejar o melhor momento para afundar o pé no acelerador ao sair de uma curva para então obter a melhor aceleração possível.

Com informações do Autologia.com.mx

Comentários