O perigo das luzes: painel aceso, faróis apagados

Com sensores de luminosidade, é cada vez mais comum ver carros com cabine acesa e faróis apagados à noite; o que fazer?

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André Deliberato
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Com o aumento da tecnologia aplicada nos automóveis, uma coisa tem se tornado comum: rodar à noite com faróis apagados, mesmo que a cabine ou as luzes do painel estejam acesas.

Muita gente tem um equipamento caracterizado pelos faróis de acendimento automático (chamado por algumas montadoras de sensor crepuscular), que tem como principal função ligar e desligar os faróis de acordo com a luz ambiente (do lado de fora).

Mas e quando as luzes lá dentro estão acesas e os faróis não? Vamos entender isso.

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Faróis apagados: o que fazer?

O lance é que nem todo mundo sabe usar o sensor crepuscular. E muitas pessoas também esquecem que, para fazê-lo funcionar, a chave de comandos dos faróis precisa estar no "Auto".

Desse modo, muita gente roda com o painel aceso (outra tecnologia aplicada nos carros atuais, que automaticamente mantêm a luminosidade da cabine acesa quando o ambiente fica escuro) e não percebe que o carro está com as luzes desligadas do lado de fora.

Fiat Marea de noite com farol apagado
Dirigir com farol apagado é perigoso, mesmo que seja sem querer. Além de ver, é preciso ser visto
Crédito: Reprodução
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Não é só à noite

Tem mais: de acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), esse tipo de confusão não acontece só à noite, mas também em condições climáticas que exigem o uso de faróis, como por exemplo quando há chuvas fortes ou neblina.

Laís Vieira, 24, psicóloga de São Paulo, é a personagem desta matéria. Ela disse à reportagem do WM1 que costuma rodar de carro à noite e sempre vê a mesma cena. "É comum ver pessoas dentro dos carros com a luz do painel acesa, mas com os faróis e lanternas apagados, o que é bem perigoso".

Placa na rodovia: acenda os faróis
Acenda os faróis: no Brasil isso é obrigatório nas estradas, mas não na cidade
Crédito: Reprodução
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O que dizem as autoridades

Rodar dessa maneira, segundo autoridades especialistas em trânsito, aumenta o risco de acidentes porque os dispositivos de luz não têm só a função de iluminar, mas também de chamar a atenção de outros motoristas e pedestres, além de ciclistas e motociclistas - ou seja, de fazer com que o carro seja visto.

Além de ser perigoso, rodar com faróis e lanternas apagados ou queimados pode resultar em multa, pois, de acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), circular com o carro nessas condições é considerado infração média, passível de penalidade de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

Muito por conta desse problema é que em vários países, como os europeus, por exemplo, é obrigatório o uso dos faróis acesos em período integral, seja de dia ou de noite. Por aqui, atualmente, a lei obriga o uso contínuo dos faróis baixos e/ou luzes de rodagem diurnas (DRLs) em estradas durante o dia.

O que fazer? A recomendação da Webmotors é bem simples: acenda os faróis. Como aqui eles são obrigatórios nas estradas, não custar nada rodar com eles acesos também na cidade, não é?

As luzes de rodagem diurnas (DRLs) são obrigatórias em carros novos - e, por segurança, sempre estão acesas
Crédito: Divulgação
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Tags:Dicas
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