O que você pode revisar no carro antes de viajar

Pneus, fluidos e luzes são alguns dos detalhes fundamentais para verificar e pegar a estrada

  1. Home
  2. Graxa
  3. O que você pode revisar no carro antes de viajar
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Férias de julho, hora de pegar a estrada nas regiões que começaram a flexibilizar a quarentena imposta pelo novo coronavírus. Malas feitas, família à espera, mas o seu carro está pronto para encarar uma serra rumo ao litoral ou horas de estrada para o interior? O WM1 vai te ajudar a fazer importantes revisões aí na sua garagem.

Pneus

O primeiro ponto é saber se o pneu está calibrado. Faz mais de 15 dias que você não verifica? Então confira a pressão ideal no manual do veículo - ou em adesivos nas portas ou na tampa do porta-luvas -e, se necessário, vá ao posto calibrar. Lembre-se, geralmente há diferentes recomendações com carro cheio ou vazio. Não esqueça de calibrar o estepe, também.

Outro ponto que merece atenção é o estado dos pneus. Caso haja algum tipo de irregularidade, partes muito lisas, desgastes desiguais, isso pode ser sinal de que está na hora de fazer o alinhamento ou mesmo a troca dos pneus.

Fluidos

 Se for trocar o óleo siga as recomendações e especificações do fabricante no Manual do Proprietário
Legenda: Se for trocar o óleo siga as recomendações e especificações do fabricante no Manual do Proprietário
Crédito: Divulgação

Ao erguer o capô é possível verificar uma variedade de itens importantes. Lembre-se de fazer essa verificação com o motor frio e em lugar plano para não causar alterações nos níveis.

O primeiro item é o líquido de arrefecimento no radiador (que tem indicação de máximo e mínimo). O ideal é estar na marca máxima para evitar superaquecimento do motor. O reservatório do limpador do para-brisa também deve ser checado.

Por fim e mais importante, confira o nível de óleo. Há uma alça amarela no motor, ao puxar, uma vareta indicará a medida. Se estiver abaixo do nível, vá a uma oficina ou local de sua confiança para fazer a troca do óleo - não complete. Use o lubrificante dentro das especificações de fábrica, que constam no Manual do Proprietário.

Luzes

Acenda todas as luzes e faça uma verificação na lanterna traseira, luzes de freios, setas e faróis dianteiros (alto e baixo). As luzes de neblina, na frente e atrás, também precisam estar ok.

Além disso, pare o caro de frente para uma parede ou muro e acenda os faróis para verificar se estão regulados e se o facho não está elevado demais, a ponto de ofuscar os demais motoristas. Lembre-se que farol desregulado rende multa e cinco pontos na carteira de habilitação. E trafegar em estrada sem as luzes ligadas constitui infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

Ferramentas

 Kit de ferramentas com macaco, triângulo e chave de roda são obrigatórios
Legenda: Kit de ferramentas com macaco, triângulo e chave de roda são obrigatórios

Por fim, confirme se macaco, triângulo e chave de roda estão a bordo. Confira também se todos os itens funcionam corretamente para evitar surpresas, caso necessite. A ausência desses equipamentos implica em infração grave e cinco pontos na carteira de motorista.

Comentários