Veja como recuperar a bateria de carro

Entenda como nasceu e como se dá esse serviço. E também todos os riscos que ele envolve para você e seu carro

  1. Home
  2. Graxa
  3. Veja como recuperar a bateria de carro
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Quando a bateria começa a dar os primeiros indícios de mau funcionamento ou realmente para de vez, muitos motoristas, antes de trocar por uma nova, procuram métodos de recuperá-la. Hoje, aqui no WM1, vamos falar sobre como recuperar bateria de carro e se essa prática vale a pena.

Como a prática de recuperar bateria de carro começou?

Há muitos anos, um automóvel era um artigo de luxo e poucas pessoas poderiam ter. Logo, a manutenção ficava ainda mais complexa e cara. Por isso, muitas práticas de manutenção manual eram feitas para não ser necessário a compra de uma peça nova, como acontecia com as baterias.

Quando elas paravam de funcionar, em vez de trocar por uma nova, os mecânicos e motoristas aprenderam a recuperar a peça para fazê-la funcionar novamente. À época, até mesmo a produção da bateria passou a ser produzida de uma maneira diferente, justamente para facilitar essa manutenção.

Mas com o avanço dos automóveis e todas as suas peças, a prática entrou em desuso e passou a não ser recomendada por especialistas. Toda a produção dos veículos é feita de uma maneira completamente diferente e o processo está cada vez mais tecnológico. Mas por que motoristas ainda procuram essa opção até hoje? E como é feito esse serviço?

Recuperar é diferente de reformar a bateria

Antes de explicar como funciona a recuperação de bateria de carro, vale falar que o método é diferente da reforma de bateria. Na reforma, são aproveitadas as placas que ainda estão em boas condições - só as ruins são descartadas e substituídas. Por fim, a bateria é montada em uma caixa nova e colocada no veículo novamente.

Já para quem quer saber como recuperar bateria de carro, o método é feito da seguinte maneira: primeiro, realiza-se uma lavagem (com bicarbonato de sódio) por dentro da peça. Em seguida, coloca-se uma solução e uma carga lenta. Nem as placas (boas ou ruins) e nem a caixa são substituídas.

Caso você resolva recuperar a bateria do carro, não faça por conta própria. Por incluir componentes perigosos, é necessário de um profissional especializado na manutenção de baterias para fazer a lavagem e todo o procedimento.

Vale a pena recuperar bateria de carro?

Para quem queria saber como recuperar bateria de carro, é importante se questionar se, de fato, vale a pena. Agora, vamos mostrar algumas desvantagens para quem pretende recuperar bateria do carro, confira!

Não garante a solução para o problema

Sim, recuperar a bateria de carro não garante que ela irá voltar a funcionar ou, caso volte, se irá durar muito tempo. Como já dissemos, não é substituído nenhum componente da peça, portanto, somente com a lavagem, o risco dela voltar a não funcionar é bem alto, devido ao longo tempo de uso.

Desvalorização do seu carro

Digamos que a escolha seja recuperar a bateria do carro e ela volte a funcionar. Nesse período, você resolve vender ou trocar de veículo e se depara com a desvalorização do valor do seu carro referente ao que mostra a Tabela Fipe. Justamente por estar com uma peça velha e recuperada.

Homem mede a qualidade da bateria do carro com aparelho específico
icon photo
Legenda: Lembre-se que a checagem e manutenção periódica da bateria fazem a peça durar mais
Crédito: iStock

Portanto, a melhor escolha sempre será a troca da bateria por uma nova. Assim, a pessoa que estiver interessada em seu carro irá notar que você teve cuidado com o veículo. Além disso, se ponha no lugar do comprador: você compraria um modelo usado com uma bateria recuperada sabendo as desvantagens que ela tem?

Riscos de acidentes

Sem dúvida, o risco de acidentes ao tentar recuperar a bateria de carro é a maior desvantagem do serviço. Portanto, como dissemos, por mais que você escolha fazer o serviço, é importante não lavar a peça por conta própria e deixar o serviço para alguém com especialidade para evitar problemas.

Fazendo a lavagem da bateria sozinho e sem ter experiência, você corre o risco até de provocar um incêndio no carro. Ou sofrer alguma queimadura por conta do ácido utilizado na solução. Por fim, vale lembrar que, entre os componentes da bateria, o chumbo, que é tóxico, aparece em grande quantidade.

Recuperar bateria de carro é mais barato?

Visto que as desvantagens de tentar recuperar a bateria de carro são grandes, por que não comprar uma nova no lugar? Para mostrar como vale mais a pena trocar por uma nova, vamos mostrar a estimativa de custo entre os dois serviços.

Por ser um procedimento mais simples, a recuperação de bateria de carro, inicialmente, é muito mais barata que a compra de uma peça nova. No entanto, como mostramos, as desvantagens e os riscos com esse procedimento podem gerar um prejuízo financeiro muito maior.

Em um levantamento feito no primeiro semestre de 2020, a estimativa de preço da bateria de carro vai variar de acordo com o automóvel, modelo e marca escolhidos. Ou seja, uma bateria para caminhão será muito mais cara que a de um carro. Entre todas, os valores vão de R$ 200 a R$ 1.500.

De qualquer forma, os especialistas recomendam a troca da bateria por uma peça nova em vez de recuperar a atual. Assim, o modelo não será desvalorizado na hora de revender, a bateria não terá chances de parar de funcionar pouco tempo depois e o bom funcionamento do veículo estará garantido.

Além disso, ao comprar uma peça nova em uma loja especializada, o motorista terá a garantia, caso um problema aconteça pouco tempo depois. Por esta razão, avalie todos os pontos antes de tentar recuperar a bateria de carro.

Saiba mais sobre o mundo automotivo com o WM1

Além de entender como recuperar bateria de carro e perceber que o serviço não vale a pena, aqui no WM1 você se mantém informado sobre tudo. Seja informações envolvendo o seu modelo ou novidades do setor automotivo, nos acompanhe para ficar sempre atualizado.

Para quem deseja vender ou comprar um carro, acesse a nossa plataforma e escolha o melhor serviço. Por fim, conheça mais também sobre o CarDelivery, um novo serviço da Webmotors que garante a entrega do carro na sua casa sem que você precise sair, em tempos de isolamento.

 

Comentários