Vida útil do carro: 10 dicas para aumentá-la

Veja os cuidados necessários para que seu automóvel rode mais e melhor, sem apresentar problemas graves

  1. Home
  2. Graxa
  3. Vida útil do carro: 10 dicas para aumentá-la
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Um bom motorista quer a todo custo aumentar a vida útil do carro, concorda? Ciente disso, hoje, nós iremos trazer as melhores dicas, os cuidados necessários para aumentá-la, além de responder dúvidas relacionadas ao assunto. Confira!

1 - Atente-se com a revisão do veículo

Um erro muito comum entre os motoristas é esquecer ou simplesmente não fazer as revisões necessárias do carro. Porém, ao realizar as visitas às concessionárias indicadas pelas montadoras, a probabilidade de aumentar a vida útil do carro é certa.

São elas que vão indicar possíveis problemas no veículo que os motoristas dificilmente notariam no dia a dia. Além disso, esse plano de revisão também aponta para a substituição de peças desgastadas antes que elas comecem a trazer problemas.

As revisões de veículos novos estão no manual do proprietário, disponível junto com o carro. Ou, caso o motorista prefira, é possível acessá-las por meio de apps diretamente do seu smartphone. Não há mais desculpas para não fazê-las, certo?

2 - Verifique o nível da água do radiador

O nível de água do radiador é conferido nas revisões, que geralmente acontecem a cada 10 mil quilômetros. Mas, durante esse período, é importante estar atento para evitar possíveis problemas no automóvel e, consequentemente, aumentar a vida útil dele.

Para saber se o nível de água está dentro da recomendação do fabricante, o reservatório do sistema de arrefecimento traz  uma indicação. Caso esteja abaixo, complete. Essa é uma das dicas mais simples e pode ser feita em casa, sem a necessidade de um profissional.

3 - Troque o óleo do motor quando necessário

O lubrificante do motor é mais um item essencial para garantir o pleno funcionamento do veículo e aumentar a vida útil dele. Portanto, é extremamente necessário acompanhar periodicamente o nível do óleo para saber o momento certo de substituir por um novo.

Comparado com a importância do sangue para nós, a função do óleo é resfriar o propulsor e lubrificar as peças móveis do motor. Para não ter problemas, não misture diferentes tipos de lubrificante, respeite as especificações da montadora quanto ao produto e atente-se com o prazo de validade. É recomendável sempre acompanhar esse processo com a troca do filtro de óleo.

4 - Revise a calibragem dos pneus

Fora do capô do veículo, hora de falar sobre pneus. Uma dica simples e de extrema importância é a calibragem. No manual do condutor ou em adesivos/placas nas portas ou tampa do porta-luvas está indicada a pressão correta que deve ser aplicada - e é importante seguir o que está ali.

Independentemente de utilizar pouco ou muito o carro, a pressão se altera com o passar do tempo. Exatamente por isso, é importante ir em um posto de combustível uma vez por semana para revisar a calibragem dos pneus. Atente-se, inclusive, quando for realizar alguma viagem com o carro e não esqueça de regular também o estepe.

5 - Balanceamento e alinhamento

Outro ponto importante e que vai contribuir para aumentar a vida útil do carro, o balanceamento e o alinhamento precisam estar em dia. É importante visitar uma mecânica de tempos em tempos para avaliar as condições da suspensão do seu automóvel e se as rodas e pneus estão alinhados.

Revisão na concessionária com um mecânico avaliando um veículo e outro estacionado ao fundo
icon photo
Legenda: Revisão do veículo e cuidados na direção são essenciais para prolongar a vida do carro
Crédito: Divulgação

6 - Limpe o sistema do ar-condicionado

Dentro do carro, um item que muitos motoristas esquecem ou imaginam que nunca vai causar problema é o ar-condicionado. Muito utilizado durante o verão, é no período em que ele é pouco acionado que os problemas podem surgir.

Quando ele fica muito tempo sem uso, ao voltar a utilizá-lo, pode acontecer de sentir um odor desagradável. Para evitar que isso aconteça, acostume-se a ligar o ar pelo menos uma vez por semana, por alguns minutos.

Para tirar o mau cheiro, uma dica é ligar o climatizador na ventilação mais forte e na temperatura mais alta e deixá-lo em funcionamento por cerca de cinco minutos. O ar quente ajuda a minimizar a proliferação de fungos e bactérias.

Se você já usa com frequência, sem problemas em relação a esse ponto. No entanto, conforme indicado pelo fabricante no manual do condutor, o filtro do sistema de ar-condicionado precisa ser trocado após um período. Atente-se com esse prazo para evitar outros problemas.

7 - Fique atento a barulhos e ruídos do carro

Durante o dia a dia com o seu veículo, fique atento a  novos barulhos que venham a aparecer. Mesmo com as revisões em dia ou outras medidas de precauções, algum buraco maior ou um pequeno furo no pneu trazem problemas imprevisíveis.

Ao notar por algum tempo um ruído e não conseguir identificar o que houve, leve o carro em um mecânico de confiança para que ele descubra o possível problema. Mas, antes, tente você mesmo localizar a origem para saber se é algo simples (como uma tampa do porta-malas solta) ou algum problema mais complexo.

8 - Acompanhe as luzes do painel

De modo geral, mas principalmente nos carros mais novos, as luzes do painel são grandes aliadas do motorista para saber se algo aconteceu com o seu carro e se ele precisa de algum reparo emergencial. Devido a isso, sempre acompanhe o acendimento de alguma luz e entenda a origem de cada uma no manual do proprietário.

9 - Não fique muito tempo sem lavar o veículo

Outra dica simples, mas que irá contribuir muito para aumentar a vida útil do carro é a lavagem completa (externa e interna). Por fora, além da aparência de novo que o veículo fica após ser lavado, você irá evitar futuros problemas na pintura.

Por dentro, a higienização é necessária para evitar que sujeiras como restos de comida, entre outros resíduos, contribuam para a origem de fungos e bactérias. Nesse ponto, caso não queira levar ao lava-rápido, lembre-se de limpar os tapetes, aspirar bancos e assoalhos, além do painel. Use sempre produtos específicos para carros.

10 - Tenha um mecânico de confiança

Por fim, a última dica para prolongar a vida útil do carro é: tenha um bom mecânico de confiança. Infelizmente, como ocorre em diversos outros setores, não é possível confiar em toda pessoa que se diz profissional ou especialista em algo. Portanto, para cuidar do seu veículo, conte com alguém realmente capaz.

Para facilitar, peça indicação de amigos, parentes ou vizinhos para saber onde levar ou não levar o seu carro caso algo aconteça. Além disso, crie um elo de amizade com esse profissional, pois ele será uma ótima fonte para tirar dúvidas simples que evitem uma visita à oficina.

Dúvidas sobre a vida útil do carro

Além de seguir todas essas dicas para aumentar a vida útil do carro, algumas dúvidas ainda ficam no ar sobre o assunto. Para sanar todas elas, vamos responder de maneira simplificada. Acompanhe!

1 - Qual a vida útil do motor?

Que o motor é o órgão vital para um veículo todos sabem, portanto, a vida útil do carro está diretamente ligada à conservação desse equipamento. Porém, não dá para afirmar um tempo exato (em anos ou km) de um motor ou carro.

Existem casos conhecidos ao redor do mundo de motoristas que ultrapassaram a marca de 1 milhão de quilômetros com os seus modelos. Então, qual a vida útil do motor e do carro? De maneira simples, tudo vai depender de como você cuida do automóvel.

2 - Quanto deprecia um veículo por ano?

Não existe um cálculo exato utilizado como regra para saber quanto deprecia um veículo por ano ou mês. Mais uma vez, tudo vai depender da conservação do modelo, para saber se ele irá valer mais ou menos do que o habitual.

Saiba onde comprar e vender veículos com segurança!

Depois de entender melhor o que fazer para aumentar a vida útil do carro, você já sabe do que precisa para vender o seu modelo sem ele desvalorizar tanto - ou como avaliar uma nova opção de compra. Para ambas as opções, conheça o nosso portal Webmotors, o local ideal para quem pretende comprar e vender veículos!

Comentários