1ª Etapa Campeonato Paulista de Rally Cross Country - 2004

Roteiro técnico e capotagens espetaculares marcaram etapa em Mogi das Cruzes - SP
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. 1ª Etapa Campeonato Paulista de Rally Cross Country - 2004
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
As cidades de Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim, na região da bacia do Alto Tietê, foram o palco da etapa de abertura do Campeonato Paulista de Rally Cross Country 2004. A competição abriu a temporada superando as expectativas de participantes e 23 duplas – 21 carros e 2 caminhões se inscreveram para o Rally do Alto Tiête.

O evento teve início no sábado pela manhã, com a vistoria técnica dos carros, ficando o prólogo que definiria a ordem de largada de domingo programado para as 15 horas.

Depois de alguns problemas burocráticos, segundo a organização do evento, o prólogo que originalmente ocorreria no centro da cidade foi transferido para sítio Recanto dos Bandeirantes, no km 11 da rodovia Mogi – Bertioga. O roteiro de 2,2 km, bastante técnico e bem travado agradou os competidores.

E logo no prólogo já teve gente vendo o mundo de ‘pernas pro ar’: a dupla Paulo Pichinni e Evandro “Bozó” Redó, a bordo de uma pick-up L-200 RS, acelerou forte demais e acabou capotando de forma espetacular, girando três vezes no ar e ficando com as quatro rodas para cima. A dupla nada sofreu, mas o carro ficou bastante avariado, dando muito trabalho para a equipe de apoio que passou a noite trabalhando para deixá-lo em condições de participar das especiais de domingo.

Os campeões paulistas do ano passado, os irmãos Rene e Marcus Mello, a bordo de uma picape Chevrolet S-10, foram os primeiros a entrar na pista. Correndo em casa, fizeram o melhor tempo do prólogo, ficando 5 segundos à frente dos segundo colocados, a dupla Amable Barrasa e José Papasena Neto, com uma picape Nissan Frontier. A boa surpresa ficou com o terceiro tempo da dupla Henrique e Herbert Cangueiro com uma picape Mitsubishi L-200.

No domingo, os carros saíram de Mogi das Cruzes para um deslocamento de 33 km para a cidade de Biritiba Mirim, até a estrada do Itapanhau, onde ocorreram os trechos cronometrados da prova. A especial de 26 km estava programada para ser feita 3 vezes, totalizando 68 km de prova, mas alguns atrasos ocorridos no fechamento do trecho e alguns acidentes na primeira volta atrasaram bastante a prova e a terceira volta teve de ser cancelada.

Na primeira volta, os irmãos Mello continuaram acelerando forte e marcando o melhor tempo, com mais de um minuto de vantagem sobre a dupla Paulo “Palmeirinha” Nobre e Claudio Valone. A dupla campeã da categoria protótipos no ano passado, Bruno Valente e Daniel Simon, ficou com o terceiro melhor tempo da bateria.

Alguns acidentes marcaram também essa bateria – caso de Henrique e Herbert Cangueiro, que entraram forte demais numa curva um pouco lisa e fechada e acabaram com o carro pendurado num barranco. Outra dupla que também viu o mundo de ‘pernas pro ar’ foi José Sawaya e William Garcia. Eles acabaram capotando numa curva descompensada no km 11 da especial. Mas susto maior viveu a dupla de pai e filho, Joá Bicudo e Joaquim Bicudo, que teve a barra de direção quebrada logo no início da prova e passou reto numa curva, indo parar barranco abaixo. Felizmente nenhum dos competidores teve qualquer tipo de ferimento.

Na segunda volta os irmãos Mello tiveram que abandonar a prova a apenas cinco quilômetros da linha de chegada, em função de uma pane no motor. Quem não teve problemas e acabou vencendo o rali foi a dupla Amable Barrasa e José Papasena Neto, com o tempo de 54 min e 42 seg.

Na categoria production, a vitória foi da dupla Paulo “Palmeirnha” Nobre e Cláudio Valone. Nos caminhões a vitória ficou com a dupla Felicio Bragante e Luiz Durval Paiva que também teve uma ajuda da sorte, já que a dupla Luiz Matheus e Marcos Matheus acabou atolando na segunda volta quando liderava a prova.

A próxima etapa do Campeonato Paulista de Rally Cross Country acontece nos dias 18 e 19 de setembro, na cidade de Campos do Jordão.

Resultado Geral – Rally do Alto Tiête

1.° Amable Martinez / Jose Papacena - NISSAN Protótipo - 00:54:42
2.° Seigo Nakamura / Luiz Reis - L 200RS SuperProduction - 00:54:52
3.° Paulo Nibre / Cláudio Valone - L200 Production - 00:54:54
4.° Marcos Olive / Regis Renzi - PAJERO TR4 Production - 00:55:10
5.° Bruno Valente / Daniel Simon - FORD 34 Protótipo - 00:55:10

Resultados – Rally do Alto Tiête – Categorias

Caminhões:
1.° Felício Bragante / Francisco Bragante - MERCEDES - 01:39:29
2.° Luis Matheus / Marco Matheus - MERCEDES - 01:58:40

Protótipo:
1.° Amable Martinez / Jose Papacena - NISSAN - 00:54:42
2.° Bruno Valente / Daniel Simon - FORD 34 - 00:55:10
3.° Vitor Valente / Igor Machado – L 200 - 00:56:17

Super Production:
1.° Seigo Nakamura / Luiz Reis - L 200RS - 00:54:52
2.° Paulo Pichinni / Evandro Bozó Redó - L 200RS - 01:06:22
3.° Paulo Rugna Filho / Adriana Parra - L 200RS - 01:09:13

Production:
1.° Paulo Nobre / Cláudio Valone - L200 - 00:54:54
2.° Marcos Olive / Regis Renzi - PAJERO TR4 - 00:55:10
3.° Carlos Policarpo / Jose Mauro Almeida – L 200R - 01:00:47

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors