Durante a semana, a Hyundai viu as fotos do novo i20, primo europeu do HB20, vazarem na internet. Apesar da apresentação oficial estar marcada para o Salão de Genebra, em março, a marca adiantou algumas informações. Com base nisso, resolvemos comparar o que o compacto de lá tem que o nosso não tem.
Antes disso, vale ressaltar que o posicionamento de ambos é semelhante, enfrentando rivais como Volkswagen Polo e Toyota Yaris. No entanto, na Europa a Hyundai ainda trabalha com um modelo abaixo do i20, o pequeno i10, além de um acima, o i30. Por aqui, o HB20 precisa praticamente ocupar as três faixas.
Apesar da evolução dessa geração do Hyundai brasileiro, ele ainda fica deve algumas coisas em relação ao hacth do velho continente. Separamos algumas delas, confira:
O sistema híbrido leve de 48V estará presente no i20. O que isso significa na prática? Uma bateria de maior capacidade e uma espécie de super-alternador são responsáveis por auxiliar o motor em determinadas situações. Com isso, há maior economia de combustível e até mesmo mais força. É o caso do motor turbo, que rende 17,5 kgf.m no Brasil e 20,3 kgf.m na Europa.
Nesse ponto alguns verão como vantagem o HB20 usar uma transmissão automática convencional, com conversor de torque. Esse tipo de caixa realmente é mais confiável e de manutenção mais simples. Ainda mais quando levamos em conta os problemas que Powershift e DSG apresentaram no Brasil.
No entanto, a caixa automatizada de dupla embreagem, presente no i20, é mais rápida nas trocas, garantindo melhor desempenho. Também "rouba" menos potência do motor, ajudando na economia de combustível.
A configuração mais cara do HB20 até trouxe um importante item de segurança: a frenagem automática de emergência. No entanto, isso é pouco ao comparar com o i20 que.
Além da frenagem automática, o europeu recebe controle de cruzeiro adaptativo com assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego, aviso de colisão frontal com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado na traseira e assistente de estacionamento.
Ainda no quesito segurança, o HB20 chegou com até quatro airbags para as versões mais caras, além dos obrigatórios cintos de três pontos e apoio de cabeça. O brasileiro tem ainda controle de tração e estabilidade e auxiliar de partida em rampa (opcionais nas versões mais baratas).
Na Europa, além dos citados, há seis airbags e chamada para os serviços de emergência em caso de acidente.
Se no hatch nacional a central multimídia é de 8 polegadas, no europeu é de 10,25 polegadas, que. Esta também é a medida do painel digital configurável - inexistente no HB. Além disso, o sistema de som é assinado pela Bose, com oito alto-falantes e um subwoofer.