Muita gente tem dificuldade para definir o Honda WR-V. O modelo usa a plataforma do Fit, mas seria ele uma variante crossover do monovolume compacto? Ou um hatch aventureiro? Bem, podem torcer o nariz, mas os ângulos de ataque e saída, e a altura do solo do carro o credenciam como SUV. E é neste segmento que a marca japonesa posiciona a linha 2021 do seu carro.
No lançamento, a Honda até fez comparações do seu exemplar com Volkswagen Nivus, Nissan Kicks e Ford EcoSport. Contudo, pela faixa de preço das três versões, entre R$ 83.400 e R$ 94.700, o WR-V rivalizaria também com modelos de entrada e intermediários de Jeep Renegade, Hyundai Creta, Renault Duster, Peugeot 2008 e Citroën C4 Cactus.
O Honda WR-V, porém, vai se valer mais da confiabilidade da marca e do espaço interno bem aproveitado, do que propriamente tecnologia embarcada para encarar essa parada. Não que o SUV não seja equipado. A linha finalmente ganhou controles de estabilidade e tração e assistente à partida em rampas, itens que praticamente todos seus rivais já ofereciam.
Porém, a versão mais barata LX só sai com dois airbags obrigatórios e carece até de um multimídia com conectividade com smartphones. Por um pouco mais que isso, o Nivus Comfortline 200 TSI (R$ 85.890), com motor turbo e mais moderno, já sai de fábrica com seis bolsas e kit multimídia com display de 6" e conectividade Android Auto e Apple CarPlay.
Mesmo o EcoSport na versão SE 1.5 tem motor bem mais esperto e caixa automática de seis velocidades. E seu Sync com monitor de 7" também é compatível com os sistemas Android e IOS. Isso um pouco mais caro que o Honda WR-V mais barato: R$ 85.490. Isso só para citarmos rivais eleitos pela própria marca japa.
Mas tem gente que acha que o Honda WR-V é apenas um Fit bombado e aventureiro. Então, ele também brigaria com os hatches com apelo off-road light. Para focar na rivalidade mais histórica, o Toyota tem o Yaris na versão X-Way, por R$ 88.790.
Ele é mais barato que o WR-V intermediário EX (R$ 90.300) e traz seis airbags, contra quatro do Honda. Já o Renault Sandero Stepway tem motor mais potente e os mesmos itens, e é bem mais barato: R$ 82.190 na versão Iconic. Por fim, o Fiat Argo Trekking com propulsor 1.8 e todos os opcionais possíveis, não chega a R$ 76 mil.
Porém, falamos de um Honda, marca com ótima reputação de pós-venda e índice de fidelização dos maiores do mercado. E que as pessoas não se baseiam no preço para levar para a casa. Prova é o próprio WR-V, que sobreviveu no mercado até agora menos equipado que a concorrência até esta linha 2021.