Andamos no A3 Sedan 2.0 e no Q3 1.4 Flex

Embora tenham recebido mudanças relevantes, modelos mais vendidos da Audi não tiveram mudanças dinâmicas

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Andamos no A3 Sedan 2.0 e no Q3 1.4 Flex
Lukas Kenji
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os modelos mais populares da Audi chegaram à linha 2017. Enquanto o A3 Sedan trouxe mudanças estéticas e novos equipamentos, o Q3 passou a oferecer a motorização flex, por meio do propulsor 1.4 que entrega 150 cv com qualquer tipo de combustível.

icon photo
Legenda: Audi A3 Sedan 2017
Crédito: Divulgação

Vamos começar a destrinchar o sedã. Andamos na versão topo de linha Ambition, que custa R$ 156.190, e é equipada com motor 2.0 a gasolina de 220 cv entregue e 35,7 kgf.m de torque máximo. Ele não apresenta mudanças em relação à linha anterior. Ajustado à transmissão S tronic de dupla embreagem e seis velocidades, é vigoroso e proporciona esportividade ao motorista, principalmente, quando a manopla do câmbio está posicionada na posição S.

Este, aliás, pode ser manipulado por aletas atrás do volante. Ele é permissivo e não impede o motorista de abusar das reduzidas em alta velocidade. Mas também é prudente. Não libera esticadas em rotações na casa dos 5.000 rpm até mesmo para poupar a integridade da transmissão.

O fato de o desempenho do A3 Sedan 2.0 ser elogiável – cumpre a distância de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos – não o impede de ser econômico. Segundo o Inmetro, faz 10,3 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, que são índices bons para sedãs médios.

icon photo
Legenda: Audi A3 Sedan 2017
Crédito: Audi A3 Sedan 2017

Mas a maior atração do três-volumes é um item que não está disponível de série. O virtual cockpit, que consiste em um painel de instrumentos digital que exibe diversas informações, incluindo o GPS, é opcional somente para a configuração Ambition. Ela custa R$ 16.500 em um pacote que inclui volante multifuncional com base reta e central multimídia com rádio, Android Auto e Apple Carplay.

icon photo
Legenda: Audi A3 Sedan 2017
Crédito: Audi A3 Sedan 2017

Por outro lado, o responsável pelo marketing do produto, Lucas Nunes, deu esperanças de que o item possa ser oferecido de série ao menos na versão topo. “Como o A3 Sedan é um modelo do segmento de entrada da Audi, preferimos oferece-lo somente como opcional. Mas vamos estudar o mercado e, dependendo da demanda, podemos torna-lo item de série”, considerou

O ajuste de mercado seria bem-vindo porque o equipamento proporciona um ambiente high-tech ao A3 Sedan, que tem acabamento impecável, porém, sóbrio. O gadget foi atualizado e agora oferece navegação que interage com os mapas do Google Earth. Imagens do Google Street View também podem ser visualizadas do local onde o motorista quer chegar.

icon photo
Legenda: Audi A3 Sedan 2017
Crédito: Audi A3 Sedan 2017

As outras novidades do sedão são somente estéticas. Os faróis bi-xenon agora têm design com vincos, enquanto as lanternas traseiras têm novo grafismo em LED. A grade foi ampliada e os para-choques também foram revistos, como é de praxe em facelifts. Outra alteração está no conjunto de rodas, que agora têm cinco raios.

icon photo
Legenda: Audi A3 Sedan 2017
Crédito: Audi A3 Sedan 2017

Por dentro, o volante multifuncional tem o mesmo desenho do encontrado no A4, novas saídas de ar e duas entradas USB para a central multimídia.

São itens de série do A3 Sedan Ambition ar-condicionado digital de duas zonas, rádio com bluetooth, cinco modos de direção, bancos em couro sintético, sendo que o do motorista tem ajuste elétrico, luzes internas em LED e teto solar panorâmico.

Confira abaixo o preço de toda a gama A3 Sedan 2017:

Audi A3 Sedan Attraction 1.4 2017 - R$ 115.190 

Audi A3 Sedan Ambiente 1.4 2017 - R$ 124.190

Audi A3 Sedan Ambition 2.0 2017 - R$ 156.190

icon photo
Legenda: Audi Q3 2017
Crédito: Audi Q3 2017

Agora é hora de falarmos do Q3, que já era nacional, mas mantinha o motor 1.4 a gasolina. Ele agora é flex, mas o comportamento dinâmico do SUV não alterou. Não importa qual tipo de combustível, a entrega de potência é de 150 cv entre

5.000 rpm e 6.000 rpm, enquanto o torque de 25,5 kgf.m surge em sua plenitude já aos 1.500 rpm e continua até os 4.000 rpm.

A litragem do propulsor, que também trabalha com câmbio de seis marchas, pode gerar desconfiança quanto ao desempenho, mas ele não faz feio em ciclo urbano e nem na estrada – a aceleração de 0 a 100 km/h realizada em 8,9 segundos não deixa mentir. Por outro lado, gera incômodo por conta de um turbo lag acentuado. Demora um pouquinho para o motorista sentir a resposta de uma pisada firme no pedal direito.

icon photo
Legenda: Audi Q3 2017
Crédito: Audi Q3 2017

No mais, o Q3 2017 mantém as mesmas características de quando era oferecido com motorização somente a gasolina. Vem de série com ar-condicionado, bancos em couro sintético, ajuste elétrico do banco do motorista, faróis de xenon, volante multifuncional revestido em couro com aletas, rádio com bluetooth, freio de estacionamento elétrico e sensor de chuva.

A versão intermediária Ambiente acrescenta ar-condicionado automático de duas zonas, controle de cruzeiro e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. São opcionais para esta configuração teto panorâmico e pacote interno de luzes em LED.

Por fim, a versão Ambiente agrega acabamento interno com detalhes em alumínio, teto solar, luzes internas e rádio mais moderno. Há ainda um pacote opcional de R$ 10 mil que traz partida por botão, faróis Full LED, cinco modos de direção e sistema de som Bose.

icon photo
Legenda: Audi Q3 2017
Crédito: Audi Q3 2017

O Audi Q3 também tem a opção de motor a gasolina 2.0 de 180 cv. Confira abaixo o preço de todas as versões da linha 2017:

Audi Q3 1.4 Attraction - R$ 143.190

Audi Q3 1.4 Ambiente - R$ 146.190

Audi Q3 1.4 Ambition - R$ 170.190

Audi Q3 2.0 Ambiente - R$ 176.990

Audi Q3 2.0 Ambition - R$ 203.990

 

 

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors