Ariel Atom 500 V8 terá motor V8 feito sob medida

Motor terá 3 litros e será aspirado, com peso de apenas 90 kg; carro de 500 kg e 500 cv será fabricado em apenas 25 unidades
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Ariel Atom 500 V8 terá motor V8 feito sob medida
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Da última vez em que falamos a respeito do Ariel Atom 500 V8, em março do ano passado, o que se sabia a respeito desse superesportivo é que ele seria feito em série limitada e teria um motor V8, o mesmo 2,4-litros com compressor do Caparo T1. Agora, a Ariel divulgou que o carro terá apenas 25 unidades e o motor não virá mais do Caparo. Será um V8 feito sob medida para o Atom 500 V8, com 3 litros e nada de compressor, mas com os mesmos 500 cv. Em um carro que vai pesar 500 kg, a receita é um bocado de diversão.

A Ariel não é muito conhecida dos brasileiros, mas o Atom fala por si mesmo. Leve ele só tem o essencial e forte, ele é, segundo Jeremy Clarkson, o famoso apresentador do programa Top Gear, da BBC, o carro que “qualquer um que gostaria de saber como um carro deve se comportar tem de dirigir”. Frase que ele completa pouco depois, em seguida a exclamações ininteligíveis de prazer: “Ele é o nirvana da direção”.

Clarkson disse isso quando andou na versão do carro com motor do Honda Civic SI e potência ampliada para 245 cv. Num corpinho de 455 kg. Imagine o que ele diria em um veículo só 45 kg mais pesado e com o dobro de potência... Segundo a Ariel, esse será um dos carros com maior potência específica em todo o mundo, maior até do que a do Bugatti Veyron, que tem mais de 1.000 cv, mas pesa um bocado.

O parâmetro a superar dentro da própria Ariel já será um dos mais altos em todo o mundo. Continuando com Jeremy Clarkson, ele, com seus muitos anos de experiência, diz nunca ter acelerado nada tão rápido em toda a vida quanto o Atom mais fraquinho. Não é para menos: a versão “de entrada” do Atom vai de 0 a 96 km/h em 2,7 s. O Atom 500 V8 promete a mesma marca em menos de 2,5 s e contará, para isso, com a ajuda de um câmbio Sadev, seqüencial, de seis velocidades. Além do comando por alavanca, a Ariel estuda dotar o carro de aletas atrás do volante. Certo é que ele terá tração ajustável e controle de largada, entre outros equipamentos que, no Atom comum como se qualquer Atom pudesse ser chamado assim, são opcionais.

O preço do novo Atom 500 V8 ainda não foi divulgado. Segundo a Ariel, não foi nem definido. Ainda assim, quase metade das 25 unidades já foi vendida. Também, para quem quer o privilégio de dirigir o que deve se tornar o carro de produção em série mais rápido de toda a história, preço deve ser o menor dos problemas.

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia mais sobre salões aqui:

Opel Insigna OPC Sports Tourer é apresentada na Europa

Carro-conceito adianta novo VW Polo GTI

Veritas RS III terá estreia oficial no London Salon Privé

Seat Ibiza Bocanegra se torna versão de série do hatch espanhol

Wiesmann GT MF5 se torna carro-madrinha da FIA GT

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors