Audi lança Q8 híbrido plug-in com motor de 462 cv

Marca que tem investido em tecnologias eletrificadas mostra nova variante do SUV, que deve chegar ao Brasil em 2021

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Audi lança Q8 híbrido plug-in com motor de 462 cv
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Audi lança no mercado europeu as variantes plug-in (recarregáveis na tomada) do SUV Q8 híbrido, o maior e um dos mais exclusivos modelos da marca. São duas versões: Q8 55 TFSIe Quattro, de 381 cv; e Q8 60 TFSIe Quattro, que gera 462 cv. Os preços são de 86 mil euros (R$ 565.300) e de 96.700 euros (R$ 635.660), respectivamente - em conversão direta, sem taxas de importação ou impostos.

O Q8 híbrido é outra aposta da Audi na eletrificação de automóveis. A empresa tem investido cada vez mais em veículos sustentáveis, com foco em modelos totalmente elétricos, como os recém-lançados e-tron e e-tron Sportback. Lá fora, a marca também possui carros híbridos, desde a linha A3 até ao agora recém-anunciado Q8.

Q8 híbrido: motor V6 + elétrico

As duas configurações utilizam um sistema híbrido composto por um motor V6 3.0 turbo, de 340 cv e 45,9 kgf.m, acoplado a outro elétrico, que gera até 136 cv. O câmbio é sempre automático de oito marchas.

Dessa forma, esse trem-de-força consegue gerar 381 cv e 61 kgf.m de torque na versão menos potente, que acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos e chega a 240 km/h; e 462 cv e 71,1 kgf.m de torque na configuração mais forte, que faz o 0-100 em 5,4 segundos, embora tenha a mesma velocidade máxima.

Os números também são bons no quesito consumo de combustível. Segundo a marca, as duas versões conseguem rodar somente com o motor elétrico - 47 quilômetros na configuração mais fraca e 45 km na mais forte - e têm velocidade máxima de 135 km/h quando utilizam apenas o propulsor movido pela bateria.

Audi Q8 Híbrido Plug In Painel
icon photo
Legenda: Audi Q8 Híbrido Plug-In tem o mesmo painel que o SUV convencional, mas é mais pesado devido à bateria
Crédito: Divulgação

Quando utilizado somente com motor elétrico, o SUV emite ruídos e alertas para pedestres. São três modos de condução híbrida: "Auto", "Hold" (que visa manter a carga da bateria) e "Charge" (que usa processos de recuperação de energia, como o da frenagen, para recarregar a bateria). Já nos modos tradicionais de direção, são sete: "Auto', "Comfort", "Efficiency", "Dynamic", "Offroad", "Allroad" e "Individual".

Precisou carregar a bateria na tomada? Não é necessário muito tempo: como a capacidade máxima da bateria é de 7,4 kW, o período aproximado de recarregamento é de 2h30. Fora isso, o SUV traz pacote visual parecido com o que é oferecido pelo Q8 convencional, com faróis de LED Matrix, suspensão a ar adaptável, rodas de liga leve de 21 polegadas e pinças de freio pintadas de vermelho.

Audi Q8 Híbrido Plug In Traseira
icon photo
Legenda: Audi Q8 Híbrido Plug-In deve chegar ao Brasil em 2021
Crédito: Divulgação
Comentários