Audi RS 6

Novo modelo esportivo da Audi será apresentado mundialmente no Salão de Genebra
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon











 

O Salão Internacional de Genebra, que será
realizado entre os dias 5 e 17 de março, já
tem garantida a presença de um novo ilustre modelo
esportivo. A Audi escolheu o evento para lançar mundialmente
o novo RS6, nas versões sedã perua, modelo criado
pela divisão Quattro GmbH e desenvolvido em conjunto
com a Audi AG, que garante, tradicionalmente, personalidade
esportiva ao modelo.


Visualmente, o RS6 apresenta particularidades exclusivas,
tanto internas quanto externas. A frente se destaca por três
grandes entradas de ar, sendo que a entrada central serve
para refrigeração do óleo e da água,
enquanto as outras duas são para os intercoolers. Já
o destacado spoiler dianteiro tem como função
melhorar o “efeito-solo” do veículo, mantendo-o
firmemente preso ao solo em altas velocidades, além,
de direcionar o ar para ventilação extra dos
intercoolers.


Na traseira, destacam-se as duas saídas ovais de escapamento
e o discreto aerofólio no alto da tampa da versão
Avant. Nas laterais, chamam a atenção as grandes
rodas, que podem ser de aro 18 (com nove raios e equipadas
com pneus 225/40) ou aro 19 (com cinco raios e pneus 255/35),
além de saias aerodinâmicas, que visualmente
aproximam o carro do chão.








Internamente, destacam-se os detalhes
que reforçam o apelo esportivo do RS6. Os bancos, Recaro,
tem destacado apoio lateral, aquecimento, e são revestidos
em couro, assim como o volante de três raios e a manopla
da alavanca de câmbio, cuja base recebeu cobertura de
alumínio. Os puxadores internos das portas são
de material anodizado preto. O modelo oferece ainda sistema
auxiliar de estacionamento, equipamento de som Bose e seis air-bags.






 

Motor V8 biturbo é atração

Engenho desenvolve 450 cavalos
de potência


Para manter a tradição de esportividade da
linha RS, o motor que equipa o RS6 é um tremendo V8
de 4.2 litros biturbo, especialmente reprojetado para se adequar
à proposta esportiva do modelo. A potência máxima
de 450 cv está permanentemente disponíuvel entre
5.700 rpm e 6.400 rpm, enquanto o brutal torque de 560 Nm
surge numa ampla faixa de rotações que vai de
1.950 rpm a 5.600 rpm.


Com dois turbocompressores, dois intercoolers, cinco válvulas
por cilindro (40, portanto, no total) e coletor de admissão
variável, esse motor proporciona ao RS6 condições
de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e de 0 a 200 km/h
em menos de 18 segundos. A velocidade máxima é
de “apenas” 250 km/h, pois a partir daí o
motor é “cortado” automaticamente.

















 

Alto nível de eletrônica
embarcada


Suspensão DRC,
programa de estabilidade ESP, freios com ABS, EBD e
EDL...









 

Parece brincadeira, mas é sério. O novo
Audi RS6 incorpora alto nível de eletrônica
embarcada, cujas denominações formam uma
verdadeira “sopa de letrinhas”. A inovadora
suspensão DRC (Dynamic Ride Control), compensa
a pressão dos amortecedores de acordo com o movimento
longitudinal e transversal da carroceria; o sistema
ESP 5.7 controla eletronicamente a estabilidade do carro,
englobando as funções dos freios com ABS,
EBD e EDL.


O ABS, já conhecido, evita que as rodas travem
nas frenagens de emergência; o EBD distribui eletronicamente
a força de frenagem em cada roda, independente
da pressão que o motorista exerce sobre o pedal;
e o EDL funciona como uma espécie de bloqueio
eletrônico do diferencial. De quebra, o RS6 oferece
também sistema ASR que, atuando em parceria com
o MSR, controla o torque que o motor transmite às
rodas e regula o nível de patinação.











Tração permanente Quattro

Tração nas
quatro rodas e câmbio Tiptronic garantem esportividade
de condução


O RS6 é dotado da mais moderna geração
do sistema de tração integral Quattro, além
de câmbio automático de cinco marchas, do tipo
seqüencial Tiptronic, que foi especialmente ajustado
para otimizar o desempenho do modelo, harmonizando velocidade
e estabilidade direcional.


A transmimssão Tiptronic dispõe de um programa
Sport, que proporciona não apenas aingir a maior velocidade
possível em cada marcha, como também reduzir
de forma muito mais rápida. Além disso, dependendo
do nível de aceleração lateral (em curvas),
o sistema não permite trocas de marchas, para evitar
perda de controle do veículo. As trocas podem ser feitas
automática ou manualmente, por meio de toques na alavanca
ou nos comandos localizados no volante.








por Ricardo Panessa





Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors