BMW Série 5 fará 30 anos em setembro

Comercializado no Brasil em oito versões, modelo é sucesso no mundo inteiro
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. BMW Série 5 fará 30 anos em setembro
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
Em setembro deste ano a BMW estará comemorando o aniversário de 30 anos do lançamento da Série 5, seu sedan esportivo.

O primeiro modelo da linha, o BMW 520, era um quatro-portas esportivo equipado com motor quatro cilindros de 115 cavalos de potência, e foi lançado na Europa seguindo o final das Olimpíadas, em 1972, ocorridas em Munique, cidade natal da montadora. 12.895 unidades foram produzidas na fábrica localizada naquela cidade antes que a produção fosse transferida para Dingolfing, em 1973. O primeiro modelo a desembarcar nos Estados Unidos foi o 530i, seis cilindros, em 1975.

A idéia do sedan médio BMW nasceu no final da década de 50, com o objetivo de desenvolver um automóvel confortável o bastante para cinco pessoas e ágil o suficiente para oferecer uma condução esportiva.

De 1972 até 1981, os modelos da Série 5 eram oferecidos com seis motores diferentes, indo do 518, de 90 cavalos, ao M535i, com 218. Nos Eua, o 530i foi seguido pelo 528i em 1979. Na segunda geração 1981-1987, a família cresceu, e passou a ter sete opções – mais as versões a diesel e eta. O 528i com motor eta debutou nos EUA em 1982. O 533i chegou logo em seguida, em 1983. Já o M5 foi lançado em 1987, ano em que surgiu a terceira geração da Série 5, com motores que iam de 113 cv a 315 cv. Essa nova série chegou ao mercado americano com as versões 525i e 535i, que, em 1990, tiveram a companhia do M5.

Em 1991, a versão a diesel deu um verdadeiro salto à frente com o lançamento do motor turbinado, de 143 cv. O ano de 1992 marcou a introdução dos motores de 8 cilindros, o que contribuiu para mais uma mudança radical na linha e grande aumento de popularidade. O 530i, com 218 cavalos 215 nos EUA, e o 540i 286 cv, 282 nos EUA substituíram as versões 535i e 530i.

Hoje em dia, a quarta geração da Série 5 oferece uma grande variedade de acabamento e motorização. Há duas opções de carroceria – o sedan e a sport wagon – e motores de 6 e 8 cilindros. Na Europa, há opção de motores quatro e seis cilindros a diesel. As potências vão de 136 cv a 286 cv, e a top de linha, esportiva, M5, com 400 cavalos, é o sedan médio mais potente já produzido em série até hoje na história da indústria automobilística.

Entre 1962 e 1972, foram produzidas 350.729 unidades do BMW 1500, ancestral da Série 5. Nos nove anos entre 1972 e 1981, foram produzidas 699.094 unidades da Série 5. A segunda versão, produzida de 1981 até 1987, totalizou 722.328 veículos. A terceira 1987 – 1996 chegou a 1.333.438 automóveis. A versão atual – lançada no final de 1995 já ultrapassou a marca de 1,3 milhão de veículos.

O BMW Série 5 desembarcou no Brasil em 1990 com a versão 520i, assim que as importações foram liberadas. Atualmente há oito versões no mercado, que vão da 525i, com motor 6 cilindros, 2.5, de 192 cavalos, à 540i Exclusive, equipada com motor V8, 4.3, de 286 cavalos de potência. Seus preços vão de R$155.000 a R$235.900 540i Exclusive.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors