A BMW agenda para o próximo dia 21 de outubro a estreia da linha 2020 do X1. O menor SUV da marca custa a partir de R$ 189.950. Este é o preço promocional da versão de entrada, a sDrive20i GP, que depois do lançamento passará a custar R$ 196.950.
Visualmente, o carro tem novidades. Mudam os desenhos da grade frontal de duplo rim e dos para-choques – que conferem ao modelo aparência dos irmãos maiores X3 e X5.
O X1 também adota novos faróis, além de novo design para as luzes de neblina (que agora são de LED) e rodas. Além disso, a ponteira dupla de escapamento lá na traseira ficou maior.
Por dentro, a tela da central passa a medir 8,8 polegadas na versão GP e 10,3 polegadas, nas opções X-Line e Sport. Em dimensões, o X1 segue no mesmo tamanho: 4,44 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,60 m de altura, com distância entre os eixos de 2,67 m. O porta-malas tem capacidade para 505 litros.
O X1 segue com o mesmo motor quatro-cilindros turboflex 2.0 sob o capô. Na versão sDrive20i GP, de entrada, tem 192 cv e 28,6 kgf.m de torque (a baixas 1.250 rpm) e se conecta a um câmbio automático de oito marchas. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos e atingir 225 km/h com tração puramente dianteira.
Já nas outras configurações, de sobrenome xDrive25i, o mesmo motor gera 231 cv e 35,7 kgf.m (também a 1.250 giros) e se liga ao mesmo câmbio automático. Mas ganha tração nas quatro rodas para conseguir fazer de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e alcançar 235 km/h de máxima.
Vem de série com ar-condicionado automático digital; volante esportivo multifuncional e revestido de couro; direção elétrica; retrovisores externos com memorizador, aquecimento e rebatimento; abertura e fechamento automático do porta-malas; pneus runflat; sistema de estacionamento automático com câmera-de-ré e sensores dianteiro e traseiro; sensores de chuva e crepuscular; controlador automático de velocidade; rodas de liga leve de 18 polegadas e rack de teto pintado de preto, além de itens básicos para um carro dessa categoria como controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e uma série de airbags (duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros).
Além de itens em comum com a versão de entrada GP, a X-Line agrega assentos dianteiros esportivos com regulagem elétrica e memorizador; sistema de navegação; head-up display e teto panorâmico.
Além de tudo que já foi mencionado, o X1 mais caro ainda recebe sistema de áudio premium (Hi-Fi) e rodas de liga leve de 19 polegadas exclusivas - além, como já falamos, do motor mais forte e do sistema de tração integral xDrive.
Todas as versões serão oferecidas com quatro opções de cores externas, sendo uma sólida (branco) e três metálicas (preto, prata e cinza). Nas duas versões de entrada, o interior é revestido com tecido. Já na opção topo de linha, o revestimento é de couro e pode ter três combinações (preto, marrom ou bege).