BMW X2 conquista pela dirigibilidade

SUV compacto também chama atenção pelo design, mas deve equipamentos de tecnologia para um carro de R$ 246.950

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Lukas Kenji
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O desenho atlético despertou atenção logo de cara. Já o porte chegou a causar dúvida: SUV ou hatch, afinal, qual é a do BMW X2? A marca alemã afirma que a primeira opção é a correta, embora diga que a dinâmica do carro condiz com a segunda alternativa. Pode parecer piegas e discurso de marketing, mas a dirigibilidade realmente é o ponto forte do modelo que começa a chegar às concessionárias na versão topo de linha M Sport X, que sai por R$ 246.950. Existe ainda uma versão mais barata, chamada de Sport GP, que custa R$ 211.950 e chegará às lojas no segundo semestre.

Em teste realizado no interior de São Paulo (SP), nasceu a sensação de que o X2 é um X1 mais gostoso de dirigir. E não foi necessária muita engenharia para tanto. A plataforma deles é a mesma, feita para modelos de tração dianteira e motor transversal, no caso, um 2.0 turbo a gasolina de 192 cv entregues entre 5.000 rpm e 6.000 rpm. A diferença está no câmbio, que é o DCG de dupla embreagem e sete velocidades, além do centro de gravidade baixo, que nos dá a impressão de guiar um veículo mais compacto.

 0 a 100 km/h é cumprido em 7,7 segundos
BMW X2
Legenda: 0 a 100 km/h é cumprido em 7,7 segundos
Crédito: Divulgação
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A bitola maior é outro diferencial importante, uma vez que a distância entre-eixos dos SUVs é a mesma. São 2,67 metros. Já o comprimento é de 4,36 m, portanto, 7 cm menor do que o X1. A largura é de 1,82 m, enquanto a altura é de 1,54 m. Já o porta-malas não é lá essas coisas, por ter 370 litros - o SUV de entrada da BMW tem 505 litros.

Justamente quando falamos de tamanho, conseguimos diferenciar os irmãos X1 e X2. Enquanto o primeiro é opção para famílias que se importam mais com espaço do que com prazer ao dirigir, o segundo é mais jovial e foca no consumidor que prioriza emoção. Sendo assim, compete com utilitários como o Range Rover Evoque, Jaguar E-Pace e Volvo XC40.

 SUV é 7 cm menor do que o X1
Bmw 16914 39712221060 O Min
Legenda: SUV é 7 cm menor do que o X1
Crédito: Divulgação
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Muito equilíbrio, pouca força

Em termos de dinâmica, o alemão é realmente superior. Gruda no chão em curvas fechadas e mostra equilíbrio absurdo para um modelo de tração dianteira em que 53% do peso é distribuído no eixo frontal. É um equilíbrio pouco visto entre os SUVs.

Mas, quando falamos de retomada, falta força. O torque de 28,5 kgf.m não é suficiente para deixar o X2 a postos para qualquer acelerada – e olha que o ápice de poder surge logo aos 1.350 giros e fica constante até 4.600 rpm! O propulsor é mais virtuoso quando a aceleração está na ascendente.

 Motor 2.0 rende 192 cv
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Legenda: Motor 2.0 rende 192 cv
Crédito: Divulgação
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Isso não desabona a dirigibilidade do carro, que tem estrutura dinâmica impecável. A suspensão é rígida na medida certa, enquanto a direção é extremamente direta e precisa. Pode ficar mais pesada graças ao botão Sport, que também atua no intervalo de trocas de câmbio.

Além do chamado handling, outro quesito diferencial do X2 é o design. Você pode gostar ou não, mas com certeza ele vai chamar atenção. A parte dianteira destaca-se pelo recorte do para-choque, enquanto a extremidade traseira tem mais identidade dentro da linha BMW. Há escapamento duplo, base plástica de cor cinza e lanternas com detalhes em LED chamativos. Mas o destaque fica por conta dos logos da marca bávara cravados na coluna C, que remetem aos modelos CSL e 2000 CS.

 Logo na coluna C remete a modelos clássicos da BMW
BMW X2
Legenda: Logo na coluna C remete a modelos clássicos da BMW
Crédito: Divulgação
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O interior também é caprichado. Toda a estrutura rígida é emborrachada e há materiais refinados de acabamento que são envoltos por LEDs de tom vermelho que enfeitam console e portas. Uma ressalva vale para a simplicidade do painel de instrumentos. Embora seja nítida o refinamento das peças, ele não entrega o luxo e modernidade que carros desta categoria merecem.

Já a central multimídia tem funcionamento rápido e pode ser operada por botões ou por toques na tela de 8,8 polegadas. No caso da BMW, existe disposição somente do sistema Apple CarPlay.

BMW X2
Volante tem boa empunhadura
Crédito: Divulgação
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Câmbio de dupla embreagem tem sete velocidades
Crédito: Divulgação
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Esqueceram da tecnologia

Mas a falta do Android Auto passa despercebida quando você lembra que o modelo que beira os R$ 250 mil não tem tecnologias de direção semiautônoma. Não há sistema de permanência em faixa, nem controle de cruzeiro adaptativo, o ACC.

Os principais itens do carro ficam resguardados ao sistema de estacionamento, internet (por meio de chip igual ao de celular), head up display (que projeta informações da viagem no para-brisa), controles de estabilidade e tração, discos de freio ventilados, seis airbags, aletas para trocas manuais do câmbio, ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, teto-solar panorâmico, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de rodas de 19 polegadas.

Já a versão de entrada Sport GP, que ainda não está nas concessionárias tem tela multimídia menor, de 6,5 polegadas e não tem o head up display. Outros itens que não estão nesta versão são estéticos e pertencentes ao pacote M Sport, como saias, spoilers e partes pintadas em preto brilhante.

Rodas da versão topo são de 19 polegadas
Crédito: Divulgação
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Lanternas com detalhes em LED
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SUV tem comportamento dinâmico de hatch
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