BMW X6, o utilitário-cupê da BMW, será lançado em Detroit

Novo modelo da marca da Baviera chega com muita eletrônica embarcada e uma proposta inovadora de estilo
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. BMW X6, o utilitário-cupê da BMW, será lançado em Detroit
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Salão de Detroit, que abre suas portas em janeiro, é o primeiro do ano e um dos mais importantes do mundo. Não por conta de seu tamanho, mas por ser no berço da indústria automobilística do maior mercado de carros do planeta, os EUA. Para ele muitas marcas reservam lançamentos importantes, como a BMW fez com o novo utilitário X6, o primeiro do mundo com desenho voltado exclusivamente a sua veia esportiva. Por esportiva, entenda sua vocação para andar rápido no asfalto, não sua eventual capacidade de enfrentar trilhas.

A bem da verdade, ele já havia sido apresentado em Frankfurt como carro-conceito, mas, como adiantamos na época, de conceito ele só tinha o nome. Apesar de o maior mercado do mundo ser os EUA, os alemães não poderiam deixar de prestigiar seu próprio país de algum modo.

Flagrado diversas vezes pela Automedia, o X6 traz uma série de inovações, entre elas o conhecido motor V8 4,4-litros, mas em versão Twin Turbo, ou seja, com dois turbos empurrando a potência total para 407 cv entre 5.500 rpm e 6.400 rpm. Ele tem a mesma tecnologia disponível para o tradicional motor de seis cilindros em linha da marca, que, com 3 litros de deslocamento, gera 306 cv entre 5.800 rpm e 6.250 rpm e torque de 400 Nm entre 1.300 rpm e 5.000 rpm, o que representa respostas prontas do motor em qualquer rotação.

Haverá também à disposição, especialmente para os mercados europeus, um motor de seis cilindros a diesel, 3-litros, de 286 cv, com dois turbos de geometria variável. Para o mercado norte-americano, o que vem sendo apontado é que o X6 será o primeiro modelo da BMW a trazer a tecnologia híbrida, que mistura um motor a gasolina e um elétrico na tentativa de reduzir emissões e consumo sem perda de desempenho.

Ao contrário dos híbridos tradicionais, o sistema ActiveHybrid, que será compartilhado também pela General Motors e pela DaimlerChrysler, utiliza dois motores elétricos. Conhecido como sistema híbrido dois-modos, o ActiveHybrid pode funcionar tanto apenas com os motores elétricos quanto só com o a combustão. Para resumir os benefícios do sistema, o que o motorista ganha é um consumo até 20% menor do que o que teria com um motor a combustão de mesma potência.

Outra das inovações do novo utilitário é o sistema Dynamic Performance Control, que, controlando a potência transmitida a cada uma das rodas do X6, consegue tornar seu esterçamento mais preciso. Em suma, funciona assim: a roda mais para fora da curva despeja mais potência no chão do que a interna, ajudando o carro a esterçar. Segundo a BMW esse é um processo que dificilmente o motorista vai sentir, a não ser pela precisão de dirigibilidade que ele terá ao volante do “utilitário cupê”.

Fora esta nova sigla, todas as restantes, como DSC controle de estabilidade, ICM gerenciamento de carroceria e DTC controle de tração, entre outras, estão presentes no novo lançamento da marca, que primará pela dirigibilidade tanto quanto pela beleza externa.

No que se refere ao X6 em si, o utilitário tem 4,88 m de comprimento, 2,93 m de entreeixos e apenas 1,70 m de altura, o que o transforma praticamente em um utilitário-cupê, característica acentuada pelo desenho da traseira, com um teto de caída muito suave. De início, o projeto do X6 era considerado uma resposta da BMW ao Mercedes-Benz Classe CLS, mas o que a marca da Baviera fez foi transportar para os utilitários o conceito usado pela estrela de três pontas de Sttutgart nos sedãs.

Gosta de utilitários esportivos de alto luxo?

Então veja como, aqui no WebMotors, até a oferta desses gigantes sofisticados é generosa:

Porsche Cayenne

Infiniti FX45

Lexus RX 300

Mercedes-Benz ML 500

BMW X5

Volvo XC90

Volkswagen Touareg

Leia também:

Segunda geração do Nissan Murano surge em Los Angeles

Nissan apresenta a nova Frontier, importada da Tailândia

Kia Borrego

Mitsubishi L200 Triton, cabine dupla de dupla identidade

Chevrolet Tahoe Hybrid mostra alternativa para utilitários

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors