Brabus CLS55

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Luís Figueiredo
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- Mexer em time vencedor é algo arriscado e requer, além de outros fatores, grande habilidade. Pois é exatamente isso o que a Brabus faz – com sucesso.

Empresa alemã, localizada em Bottrop, no Vale do Ruhr, a Brabus é especializada apenas em preparar veículos Mercedes-Benz – além de possuir um modelo de fabricação própria, o E V12, esportivo com 640 cavalos de potência capaz de atingir 340 km/h.

Sua última criação é uma versão especial do CLS, misto de cupê e sedã que chega ao mercado europeu no início de 2005 – o modelo esteve presente no Salão do Automóvel de São Paulo, realizado em outubro.
A Brabus optou por começar pelo topo, e mexeu na versão CLS55, equipada com motor V8 5,5 litros de 476 cavalos de potência originais. Após receber o programa denominado K8, a potência subiu para 530 cv, na mesma faixa de rotação – 6.400 rpm. O torque é de 78 kgfm a apenas 3.000 rpm.

De acordo com a Brabus, nessa nova configuração o CLS55 é capaz de atingir 310 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em míseros 4,3 segundos, superando a marca dos 200 km/h em 13,6 segundos.

Para transferir a força produzida pelo motor às rodas motrizes, a Brabus substituiu o diferencial original por um também preparado, autoblocante, com escorregamento de 40%. O sistema de escape passou por uma reavaliação de forma a otimizar a potência e produzir ronco mais poderoso.

A Brabus oferece vários kits para a suspensão do CLS. O básico traz molas esportivas calibradas e utiliza os amortecedores convencionais, deixando o carro 30 milímetros mais baixo. Mas é possível optar por um conjunto mais esportivo, que combina o “rebaixamento” com acerto mais firme dos amortecedores.

Para as versões equipadas com suspensão a ar Airmatic, a Brabus oferece módulo eletrônico de suspensão que baixa o conjunto em aproximadamente 25 mm. Com o objetivo de minimizar a rolagem do CLS foram instaladas barras estabilizadoras esportivas, mais rígidas, na suspensão dianteira e na traseira.

A exemplo das suspensões os freios também são oferecidos em três versões diferentes e funcionam em conjunto com o sistema SBC.

Os pneus do CLS55 são 255/40 à frente e 285/35 atrás, montados em rodas aro 18. O câmbio é o AMG Speedshift de cinco velocidades, que permite troca de marchas por meio de teclas no volante.
As mudanças realizadas no desenho do CLS55 são discretas e se resumem a detalhes – além de só terem sido implementadas após testes em túnel de vento. O spoiler dianteiro é novo, assim como o aerofólio traseiro – ambos melhoraram a eficiência aerodinâmica do modelo, segundo a Brabus. Foram adicionados faróis de neblina e auxiliares.

As mudanças no interior seguiram a discrição externa e trazem novas opções de revestimento para os bancos, volante esportivo Brabus oferecido em várias opções, pedaleira em alumínio, apliques em carbono no painel e no console e nova alavanca de câmbio.

O modelo tem, ainda, sistema “multimídia” concebido pela empresa alemã, que engloba aparelho reprodutor de DVD, console de vídeo-game e monitores de cristal líquido na parte de trás dos apoios de cabeça dos bancos dianteiros.

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