Buick Riviera mostra a evolução das portas asa-de-gaivota

Fabricante mostra em Detroit um carro-conceito desenvolvido na China com o aval dos americanos
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Buick Riviera mostra a evolução das portas asa-de-gaivota
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Buick Riviera traz uma proposta evolutiva para as portas asa=-de-gaivota. Além de abrir naturalmente para cima, elas se “repartem” em duas folhas. Repare na galeria ao lado que a área envidraçada está presente no teto e nas laterais.

A vantagem desse projeto é o acesso ao veículo, sem falar da beleza. Nos modelos cupê, equipados com portas asa-de-gaivota, é natural o distraído bater a cabeça ao entrar ou sair do automóvel. Para os mais nostálgicos, é fácil lembrar a cena do filme “De Volta para o Futuro”, onde o professor Emmett "Doc" Brown Christopher Loyd comenta com Marty McFly Michael J. Fox para ficar atento ao entrar no De Lorean. Ele mesmo também se irrita com as cabeçadas na porta.

Mas este asa-de-gaivota vai muito além de um simples projeto ousado e bonito para as pupilas. Ele tem um cunho político para lá de global.

O Riviera foi desenvolvido em conjunto com o estúdio Pan Asia Technical Automotive Center PATAC, um grupo de engenheiros formados pela joint-venture entre General Motors e Shanghai Automotive Industry Corporation SAIC. Tanto que ele foi mostrado pela primeira vez no Salão de Xangai, em 2007.

Recentemente a SAIC se uniu com a segunda maior empresa do país, a Nanjing Automobile NAC, e ambas formaram a maior fábrica de carros do país. Para saber mais sobre a mega fusão que pretende ganhar outros continentes, veja matéria publicada no WebMotors.

Chinês vs. EUA

Os engenheiros deste projeto estavam inspirados. O Buick Riviera é movido por um sistema híbrido que conjuga um motor elétrico e um a gasolina e retoma as linha da marca usadas nos anos 1970. Para “dobrar” as portas sem perder a resistência da carroceria, o Riviera buscou a fibra de carbono.

O interior também resgata o estilo formado pela marca americana em seus automóveis de luxo. Quando a General Motors adquiriu a empresa, o objetivo foi atender um público mais exigente. Enquanto isso, a Chevrolet tomava conta da demanda dos modelos básicos.

O logo Buick driblou o uso de figuras destacadas no capô, como o “limping cat” da Jaguar”, usando um material refletivo que fica mais ressaltado conforme a incidência da luz. Já no conjunto óptico é formado por LEDs.

Quando a PATAC encabeçou o projeto com a General Motor, o objetivo era também exibir um carro de peso para os Jogos Olímpicos da China, em 2008. O Buick Riviera vai desfilar pela vila olímpica com o tema Terra e Água.

FICHA TÉCNICA – Buick Riviera Cocept









MOTOR Sistema hibrido elétrico e a gasolina
COMPRIMENTO 4,7 m
ALTURA 1,41 m
LARGURA 1,94 m
ENTREEIXOS 2,87 m
BALANÇO DIANTEIRO 918 mm
BALANÇO DIANTEIRO 924 mm


Gosta de carros da marca Buick ou que usam asa de gaivota?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Buick

Lamborghini

Ferrari

Porsche

Leia também:

SEMA show

Carros-conceitos de Detroit apresentados em 2007

Conceitos do Salão de Tóquio

Genebra esquenta os motores

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors