Caminhão VW 9.150 se transforma em carro-forte

Modelo da marca alemã pode ser transformado em carro-forte e usado para o transporte de valores
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Agência Infomoto
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- Do que é feito um carro-forte? Além da carroceria reforçada, ele precisa de um chassi. E é exatamente isso que a Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou: o chassi especial para o caminhão VW 9.150 ECE. O projeto de desenvolvimento é da própria montadora de Resende RJ. A marca oferece algumas novidades como kit para reposicionamento do cockpit, opções de acionamento da transmissão e suspensão reforçada, todos itens necessários à construção dessa fortaleza sobre rodas, que pode suportar um peso bruto total de 8.500 kg sendo 3.200 kg no eixo dianteiro e 5.300 kg no eixo traseiro.

O chassi VW 9.150 ECE ECE indica chassi especial com motor eletrônico sai de fábrica equipado com motor MWM International 4.12 TCE Euro III, um quatro-cilindros em linha de 4,8 litros com turbo. Com apenas 150 cv a 2.200 rpm, ele não é nenhum primor de potência, mas, em se tratando de caminhões, o que importa é torque, e o dele é de cavar o asfalto: 56 kgm a 2.000 rpm. Com essas configurações, o carro-forte consegue atingir uma velocidade máxima de apenas 103 km/h. Pouco? Tente parar um bicho de 8.500 kg a essa velocidade...

A transmissão escolhida foi a ZF S5 420 HD, com opções de acionamento direto ou opcionalmente a cabo. O eixo dianteiro tem bitola larga, de 1.894 mm, e recebe em conjunto com a suspensão traseira reforço e recalibração. Ainda na questão de segurança, o chassi especial possui freios pneumáticos com válvula sensível à carga no eixo traseiro. A distância entre eixos é de 2.850 mm.

De acordo com Antonio Cammarosano, gerente executivo de vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus, o modelo tem níveis elevados de resistência, é altamente confiável e assegura conforto e produtividade ao condutor. “Ouvimos pessoas ligadas ao transporte de valores para desenvolver esse novo chassi. Priorizamos exigências para adaptá-lo às normas que estabelecem diferentes níveis de blindagem”, afirma.

A VWCO construiu em parceria com a encarroçadora SBB um kit para reposicionamento do painel, composto por pedaleiras, coluna de direção e suporte da caixa de direção.

O painel de instrumentos é item opcional. De série, o chassi leva um reservatório de combustível provisório, de 20 litros. A marca informa que o tanque definitivo, de 150 litros, é enviado à encarroçadora para a fixação com base no estudo de espaço da carroceria.

Colaboraram Gustavo Henrique Ruffo e Rodrigo Samy


FICHA TÉCNICA – VW 9.150 ECE
















MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, MWM 4.12 TCE-EURO III, 4.740 cm³
POTÊNCIA150 cv a 2.200 rpm
TORQUE55 kgm a 2.000 rpm
ALIMENTAÇÃOInjeção direta de combustível
TRANSMISSÃO Modelo ZF S5-420
CÂMBIO Cinco marchas
RODAS Em aço de aro 17,5”
PNEUS 215/75 R17.5
CHASSILongarinas retas de perfil "U"
DIMENSÕES 2.144 mm de largura total e entreeixos de 2.850 mm, altura mínima do solo na dianteira de 213 mm, altura mínima do solo na traseira de 194 mm
CAPACIDADES Eixo dianteiro 3.200 kg, eixo traseiro 5.300 kg e total admissível 8.500 kg
DESEMPENHOVelocidade máxima de 103 km/h, capacidade de ataque 44% e de saída 36%
SUSPENSÃODianteira do tipo eixo rígido, com molas semi-elipticas de ação progressiva e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação. Na traseira, eixo rígido motriz com molas semi-elipticas de ação progressiva, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e barra de torção
FREIOSA tambor com acionamento eletropneumático com tecla no painel do freio de serviço


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