Citroën apresenta C3 Picasso, que será feita no Brasil

Minivan compacta, com 4,08 m, terá motores 1,4-litro e 1,6-litro, para concorrer com Honda Fit, Fiat Idea e Chevrolet Meriva
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Citroën apresenta C3 Picasso, que será feita no Brasil
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A imprensa européia acertou na mosca. A nova minivan da Citroën, baseada no C3, foi exibida oficialmente e se chamará mesmo C3 Picasso. Cogitava-se o nome Minispace e até StreetLounge, mas prevaleceu a tradição e a escolha óbvia, uma vez que todas as minivans mais recentes da marca vêm recebendo o nome do famoso pintor espanhol. Em que isso afeta sua vida, leitor? Simples: no ano que vem você poderá comprá-la, uma vez que ela será feita no Brasil.

O colunista Fernando Calmon já havia antecipado aqui no WebMotors a informação. O que nós ainda não sabíamos era a plataforma do novo modelo, a mesma do Peugeot 207 vendido na Europa. Já que a PSA fará no país a minivan, bem que poderia oferecer aos consumidores brasileiros também o 207 verdadeiro, assim como a Fiat oferece o Palio e o Punto, a Volkswagen, o Gol e o Polo, a Chevrolet, o Celta e o Corsa e a Ford, o Ka e o Fiesta.

Em recente entrevista, Christian Streiff, presidente mundial da PSA Peugeot Citroën, anunciou que o Mercosul terá, até 2015, doze novos modelos das duas marcas que controla. Entre eles está a nova minivan, mas também é possível incluir a C4 Picasso, que será feita na Argentina. Como a intenção da PSA é estar entre as cinco maiores montadoras do Brasil, espere por mais novidades, como um carro de entrada, possivelmente com motor 1-litro.

Isso casa muito bem com os planos da Toyota, que também quer ter no Brasil um modelo de grande volume de vendas, para ganhar participação de mercado. Na Europa, a Toyota e a PSA têm uma parceria que deu origem a três carros pequenos, o Toyota Aygo, o Peugeot 107 e o Citroën C1. Apesar de detalhes diferenciados de acabamento, trata-se da mesma plataforma.

Como a Toyota quer desenvolver um carro de baixo custo, para venda em mercados emergentes, a parceria tanto pode se repetir no Brasil com este modelo quanto com o Aygo/C1/107, gerando economia de escala para as três marcas.

C3 Picasso

Voltando à C3 Picasso, ela tem 4,08 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,62 m de altura, com um porta-malas de fazer inveja a modelos maiores: 500 l. Os bancos traseiros contam com um sistema de rebatimento facilitado que cria um assoalho plano, para carregar objetos grandes. Além disso, vale ressaltar o excelente pára-brisas que invade o teto, ampliando a visão do motorista no trânsito, especialmente dos semáforos, que normalmente ficam encobertos pelo teto.

Na Europa, a C3 Picasso terá dois motores turbodiesel 1,6-litro HDi de 90 cv e 110 cv, mas, para o Brasil, pelo menos por enquanto, serão usados apenas os motores a gasolina, com 1,4 litro e 1,6 litro de capacidade. A diferença é que, por lá, eles sofreram mudanças e estão mais fortes, respectivamente com 95 cv e 120cv. Os motores brasileiros são de outra geração, o que explica a potência bem menor, mesmo com o uso de álcool: 80/82 cv gasolina/álcool do 1,4-litro e 110/113 cv gasolina/álcool do 1,6-litro 16V.

Se você vive próximo de Porto Real, no Rio de Janeiro, ou estiver passando por ali, fique atento a carros muito disfarçados ou diferentes. Se conseguir fotografar algum, envie-nos as imagens pelo e-mail editorial@webmotors.com.br. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos. Não compramos imagens. Seu ganho será o crédito pelas fotografias e o agradecimento dos demais leitores, além, é claro, do nosso!

Gosta de minivans compactas?

Então veja abaixo as melhores ofertas dos veículos deste segmento:

Chevrolet Meriva

Fiat Idea

Honda Fit

Leia também:

Ford Focus RS

Kia apresenta fotos do Forte, sucessor do Cerato

Opel Insignia Hatch estreará em Londres ao lado do sedã

Dacia Logan recebe mudanças sutis e novo interior

Fotos da nova geração do BMW Série 7 vazam na internet

Volkswagen Gol

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors