Segundo carro da nova família de veículos de baixo custo C-Cubed, iniciada no ano passado com o hatch C3 de terceira geração, o C3 Aircross é claramente um utilitário que oferece mais por menos.
Com 4,32 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,66 m de altura e entre-eixos de 2,68 m, está entre os maiores SUVs compactos do mercado brasileiro. Mas parte de R$ 109.990, preço que posiciona o modelo entre os carros mais acessíveis da categoria.
Citroën C3 Aircross: primeiras impressões
Mas antes de falar sobre as versões e configurações da linha C3 Aircross, vale dar uma passada no visual externo do modelo.
Nas fotos o SUV se parece muito com o hatch, e ao vivo essa impressão... permanece. A diferença é que o Aircross é um carro bem maior e, por conta disso, parece mais proporcional e até mais bonito que o C3, com linhas que transmitem robustez.
Esse carro, aliás, não tem nada a ver com o antigo Aircross, que era a versão aventureira de uma minivan. Também baseado na plataforma CMP, o novo carro - feito em Porto Real (RJ) - surgiu do zero como um SUV. Isso explica o fato de mesmo a variação de sete lugares não ter cara de monovolume, já que compartilha a mesma carroceria com o C3 Aircross para cinco ocupantes.
Além do logotipo na tampa do porta-malas identificando os carros de sete lugares, as únicas diferenças entre as duas variações do C3 Aircross estão na lista de equipamentos e no assoalho traseiro, já que no carro com maior capacidade de passageiros o estepe fica sob o piso do porta-malas.
Versões e preços
A linha C3 Aircross estreia em três níveis de acabamento e apenas na variação de cinco ocupantes. A opção de sete lugares (que também estará disponível em três versões) chega ao mercado apenas no início de 2024.A versão de entrada Feel de cinco lugares tem uma lista de equipamentos enxuta, embora com itens básicos para a categoria como o ar-condicionado, central multimídia, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, direção elétrica e vidros e travas elétricas.
Já o motor, por outro lado, é o 1.0 turbo de 130 cv já usado (e elogiado) em carros como o Fiat Pulse e o Peugeot 208. Vem combinado com um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas. É o mesmo conjunto presente nas versões Feel Pack (R$ 119.990) e Shine (R$ 129.990). A lista de equipamentos pode ser consultada aqui.
Para o nosso primeiro contato, a Citroën disponibilizou apenas o topo de linha C3 Aircross Shine de sete lugares, e é nesse carro que vamos focar as nossas primeiras impressões. Apesar do preço ainda não ter sido divulgado pela marca, esperamos para esse SUV algo na casa dos R$ 135 mil.
Interior de C3
Se impressiona pelo visual externo, o C3 Aircross anima menos no visual da cabine. Apesar da variação de cores e texturas, os plásticos rígidos e as linhas do painel deixam claro que estamos falando de um parente bem próximo do hatch C3.A coluna de direção varia apenas em altura (e é do tipo que cai no colo do motorista quando se libera a trava para o ajuste) e os cintos de segurança não tem regulagem de posição.
A boa notícia é que o Aircross mantém a boa central multimídia de 10 polegadas e estreia também um novo quadro de instrumentos digital de sete polegadas. Configurável e com tela colorida, é bem superior ao pequeno, básico e sem graça usado mesmo nas versões mais caras do hatch.
O restante também colabora para a impressão de que o Aircross é um C3 para gigantes, já que os assentos também são bem altos como no hatch, mas combinados a uma cabine mais ampla.
O espaço interno, aliás, é o ponto forte do Aircross. As portas traseiras são grandes e têm bom ângulo de abertura, enquanto o espaço para as pernas nos bancos intermediários é muito bom. Dois adultos com mais de 1,70 m podem viajar com conforto e até cruzar as pernas.
Bancos no porta-malas
Já os dois assentos individuais no porta-malas não fogem muito daquilo que vemos em outros sete lugares de entrada. O acesso é fácil e até dá para levar dois adultos.Mas os joelhos ficam apontados para a Lua e é nessa hora que você deseja ser uma criança. Pelo menos a Citroën se lembrou de botar duas portas USB adicionais para aqueles que perderem a disputa no palitinho para fugirem dos bancos no porta-malas.
Item de série em todas as versões de sete lugares, o climatizador no teto é grande e parece ter vindo daquelas vans executivas. Mas funciona muito bem e garante uma necessária brisa refrescante para os ocupantes no porta-malas. Contudo, é preciso circular algum tempo com o carro, para o ar-condicionado gelar bem a cabine.
Um ponto bacana do C3 Aircross é que mesmo quem comprar o carro de sete lugares não perderá o excelente porta-malas de 493 litros do cinco lugares.
Os bancos adicionais podem ser dobrados ou até removidos. Por pesarem cerca de oito quilos cada, a tarefa de retirar os assentos é bem fácil e pode ser executada em poucos segundos.
Caso você realmente precise usar o carro com a lotação máxima de passageiros, a Citroën oferece como acessório as barras transversais no teto para a fixação de um bagageiro, já que o espaço restante com os banquinhos do porta-malas ocupados não permite nem o transporte de uma mochila.
Equipamentos
Mesmo na versão Shine, o C3 Aircross é um carro mais barato que outros SUVs compactos. Mas isso teve um preço. O SUV da Citroën é também menos equipado.De série, tem o painel digital configurável, bancos de couro, rodas de 17 polegadas, pintura do teto em tom contrastante, controles eletrônicos de tração e estabilidade, airbags laterais, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, central multimídia, controlador automático de velocidade e faróis de neblina. Se você realmente faz questão de itens como um pacote tecnológico com assistente de manutenção em faixa, controlador adaptativo de velocidade e frenagem autônoma, além de outros recursos mais básicos na categoria como airbags de cortina, ar-digital e chave presencial, então é melhor repensar a compra.
Ao volante
Tem ou já dirigiu um hatch C3 de terceira geração e curtiu a experiência? Então certamente você vai adorar o C3 Aircross. A sensação de familiaridade seguiu também depois de girada a chave no contato e depois de rodar cerca de 60 quilômetros pelas ruas e estradas da região da Praia do Forte (BA).O SUV também tem um acerto de suspensão voltado para o conforto, que até deixa a carroceria inclinar em manobras mais bruscas, mas sem oscilar demais e transmitir insegurança. Já a direção é bem leve e não é uma referência em rapidez nas respostas. O isolamento da cabine também é regular, já que se ouve um ruído de vento em velocidades mais altas. O ponto forte do conjunto mecânico - pelo menos para quem gosta de acelerar - é o motor 1.0 turbo e o câmbio CVT. Como em outros carros da Stellantis com a mesma motorização, o C3 Aircross responde rápido ao comando no acelerador mesmo em baixas rotações, enquanto a transmissão exibe um funcionamento suave e surpreendentemente ágil para um CVT.
Outro ponto de destaque do C3 Aircross é a boa altura da carroceria, que tem um vão livre mínimo de 20 cm. Isso garante bons ângulos de entrada (23,3°) e de saída (32°).
Em resumo, é um carro que acelera bem e permite fazer aquelas ultrapassagens mais arriscadas com o fôlego de sobra de um maratonista correndo uma prova de curta distância.
Esse Aircross Shine de sete lugares, que pesa 1.272 quilos, acelera de zero a 100 km/h em 9,8 segundos e vai a 191 km/h. Bons números de desempenho, enquanto o consumo é mediano: com gasolina, roda até 10,6 km/l (cidade) e 12 km/l (estrada).
Conclusão
O Citroën C3 Aircross Shine na versão de cinco lugares parte de R$ 129.990. Nessa faixa de preço, estão posicionados modelos como Jeep Renegade Turbo (R$ 125.990), o Renault Duster Intense (R$ 127.590), Chevrolet Tracker Turbo (R$ 130.920), Hyundai Creta Comfort (R$ 135.390) e Fiat Pulse Impetus (R$ 134.490).A nossa estimativa de preços para o Shine de sete lugares é de R$ 135.990. Valor que ainda é muito competitivo e posicionaria o modelo na mesma faixa de preços do Chevrolet Spin Premier (R$ 135.370).
O C3 Aircross é uma opção a ser considerada por quem procura um SUV compacto com bom custo-benefício. O amplo espaço interno e o conjunto mecânico bem acertado garantem viagens confortáveis e fazem do modelo uma opção interessante para famílias grandes.
Mas, para isso, é preciso abrir mão do refinamento e da lista de equipamentos mais recheada de alguns dos concorrentes. Para quem está acostumado a apertar o orçamento doméstico, pode ser uma boa troca.
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