Com sete lugares, Peugeot 5008 parte de R$ 157.490

SUV pode ser considerado versão alongada do 3008 e é mais barato do que rivais Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4
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Lukas Kenji
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Dores de cabeça com manutenção, relacionamento com o cliente e defeitos de fabricação colocaram a Peugeot em descrédito com os brasileiros. Diversos produtos de qualidade foram esnobados pelo consumidor graças a este histórico. Mas um certo SUV está ajudando a virar esta página. Com design atraente e conjunto mecânico robusto, o 3008 virou objeto de desejo assim que foi lançado, em 2017. O sucesso foi tanto que a montadora decidiu importar o 5008, modelo de sete lugares que pode ser considerado uma versão alongada do 3008, e foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (19).

Ele chega às concessionárias em abril em por preços a partir de R$ 157.490. Esse valor é válido para a configuração Griffe. Porém, existe ainda a opção Griffe Pack, que sai por R$ 166.490. Existe desconto de R$ 2,5 mil para ambas as versões em pedidos feitos em março.

Segundo a diretora geral da Peugeot do Brasil, Ana Theresa Borsari, o 5008 é um "filho dos clientes". "A venda dele no Brasil é consequência de muitos pedidos dos clientes e concessionários nas redes sociais. E isso veio depois do sucesso do 3008. Esperávamos vender 120 unidades por mês e chegamos a 1.250 comercializações em menos de um ano", exaltou.

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Sob o capô está o manjado motor 1.6 THP (turbo) a gasolina de 165 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgf.m de torque máximo a 1.400 rpm. O câmbio é automático de seis velocidades. O conjunto faz da experiência ao guiar o 5008 praticamente a mesma do SUV menor. A viagem é linear e tranquila. Pouco existe de emoção, embora a transmissão permita com que você reduza até a terceira marcha em busca de maior esportividade ou simplesmente para realizar uma ultrapassagem com segurança.

Embora não tire o fôlego, o agora SUV topo de linha da Peugeot no Brasil é ligeiro quando necessário. O índice de 0 a 100 km/h, por exemplo, mostra que ele é capaz de cumprir o desafio em 10,5 segundos. A velocidade máxima é de 206 km/h.

Durante test-drive realizado com três ocupantes, o propulsor realmente mostrou-se eficiente. Muito disso por conta da distribuição de peso do SUV de 4,64 metros de comprimento. Ele tem 1.640 quilos, ou seja, pode ser considerado magrinho levando em conta o porte dele. Fica a dúvida sobre como é o comportamento com sete pessoas a bordo ou mesmo com o bagageiro de 780 litros cheio.

O utilitário-esportivo mostrou eficiência ainda em curvas de alta velocidade. A carroceria suspensa por sistema McPherson na parte frontal e semi-independente na traseira não inclina excessivamente, passando segurança para o motorista. Ponto positivo também nas frenagens, uma vez que não há um efeito mergulho, aquele que empurra os ocupantes para a frente com gosto.

O ponto negativo da rodagem, porém, é o consumo de combustível. Segundo o Inmetro, o modelo fslaz 9,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. Por isso, um sistema start-stop é uma ausência bastante sentida.

Que nave!

Indo além de aspectos dinâmicos, é preciso destacar o apelo sensorial do 5008. A experiência é de realmente estar no comando de uma nave moderna e fashion (parte do console tem revestimento com tecido que lembra jeans). Há capricho no encaixe das peças e também nos materiais.

Os botões que gerenciam funções de ar-condicionado e sistema de entretenimento ampliam tal experiência. No entanto, às vezes é preciso apertar até três botões para realizar tarefas simples, como aumentar a temperatura da climatização.

Semiautonomia

Por outro lado, embora você possa não conseguir de primeira, é fácil acionar as tecnologias de condução semiautônoma. Estamos falando do famoso ACC (controle de cruzeiro adaptativo), além do sistema que interfere na direção para que o motorista não saia da faixa, detector de ponto cego, detector de fadiga e frenagem automática.

O 5008 conta ainda, em sua versão mais cara, com leitor de placas. Porém, durante o teste, o sistema mostrou dificuldade para identificar a maioria das sinalizações.

Outras tecnologias de destaque do SUV são os massageadores para os bancos dianteiros com cinco modos de atuação, além da central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, o painel digital configurável com tela de 12,3”.

Espaço

E como estamos falando de um SUV para grandes famílias, é preciso falar sobre o espaço para os ocupantes traseiros. É possível com que três adultos viajem numa boa na segunda fileira porque o assoalho é plano. Entra nessa conta também o entre-eixos de 2,84 metros, 20 cm maior em relação ao 3008. A largura é de 1,90 m, enquanto a altura é de 1,64 m.

Já a terceira fileira é razoável para o transporte de crianças, sendo que os bancos são fáceis de serem puxados. Vale ressaltar aqui, que se o casal quiser deixar a criançada em casa, o bagageiro salta para 1.940 litros com todos os bancos rebatidos.

Equipamentos

A versão de partida vem com faróis Full Led, lanternas em LED, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para os bancos traseiros, teto solar, luzes de ambiente, rodas de liga leve diamantadas de 19 polegadas, descansa braços com compartimento refrigerado,faróis e lanternas de neblina, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, carregamento de celular por indução, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, portão de partida sem chave, volante multifuncional e piloto automático.

A versão Griffe Pack ganha apenas os itens semiautônomos listados acima (detector de fadiga, sistema de ponto cego, correção e alerta de permanência em faixa, leitor de placas, frenagem de emergência e ACC).

O utilitário esportivo será vendido em quatro opções de cores, sendo três metálicas (cinza Artanse, Emerald Crystal, preto Perla Nera, além da perolizada branco Nacré.

Custo-benefício

O 5008 chega de cara com custo-benefício relevante perante a concorrência. Mesmo a versão topo de linha é bem mais barata em relação a rivais de sete lugares. O Toyota SW4 pede R$ 172.00, enquanto o Chevrolet Trailbazer sai por R$ 177.990. Já o Kia Sorento, vendido agora versão única, chega a R$ 209.990. O Peugeot é mais em conta ainda em relação conta mesmo quando comparado a SUVs de cinco lugares, caso do Honda CR-V, que chega aos País nos próximos dias em versão única de R$ 179.900.

Entre os concorrentes diretos, o Peugeot 5008 só parte mais caro do que o Mitsubishi Outlander, que sai por R$ 151.990.

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