Com Venga, Kia quer ganhar fatia do mercado de minivans

Ele vem para brigar com Idea e Meriva, modelos fabricados e estabelecidos no mercado nacional, mas suas pretensões vão além de nossas fronteiras
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Com Venga, Kia quer ganhar fatia do mercado de minivans
Auto Press
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Kia não está para brincadeira. A montadora sul-coreana quer renovar sua gama de produto no Brasil em 2010. Dentre as novidades, que incluem o novo sedã Cadenza e a reestilização do SUV Sorento, o destaque fica para a minivan compacta Venga, que deve ser vendida no Brasil a partir do segundo semestre do próximo ano. Ele vem para brigar com Fiat Idea e Chevrolet Meriva, modelos fabricados e já estabelecidos no mercado nacional, mas suas pretensões vão além de nossas fronteiras. Isso porque o Brasil vai ser a porta de entrada deste carro no mercado sul-americano.

Com um motor 1.6 flex, o Venga terá preço semelhante ao Soul e ao Cerato – entre R$ 50 mil e R$ 60 mil. A marca garante que o espaço interno de sua minivan será um diferencial entre os concorrentes, com maior comodidade sem afetar o tamanho do veículo. Montado sobre a mesma plataforma do Soul, o modelo dispõe de porta-malas com capacidade de cerca de 400 litros. Para efeito de comparação, o Fiat Idea oferece 320 litros, enquanto o Meriva dispõe de 292 litros.

Inicialmente, o Venga será fabricado na Europa e começa a ser vendido em fevereiro. Por lá ele vai ter o respaldo de duas garantias: sete anos para motor e transmissão e cinco anos para o resto do veículo, além dos 12 anos de garantia contra a anticorrosão. A parte de engenharia foi desenvolvida em Russelheim e o desenho foi feito no centro de estilo da Kia em Frankfurt, ambas na Alemanha. Os profissionais do centro de estilo têm sido os responsáveis pela nova cara da marca, que vem tendo boa aceitação e produzido belos veículos como o futuro sedã Cadenza – esperado para chegar aqui a partir de março de 2010 –, o Soul e o Cerato, que auxiliaram a Kia Motors do Brasil a estabelecer novo recorde mensal de vendas no país – com 2.704 unidades comercializadas em agosto de 2009.

O Venga tem 4,06 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,61 m, além de altura de 1,60 m e largura de 1,76 m. Sua área envidraçada pode ser aumentada graças ao teto panorâmico todo de vidro, que é opcional. O volante, com novo desenho, traz ajustes de altura e profundidade. O sistema de rádio/CD também é novo e possui comando central giratório.

Em termos de segurança, o Venga pode ser oferecido com um sistema que inclui airbags frontais integrados, laterais e do tipo cortina, cintos de segurança dianteiros reguláveis em altura com pré-tensionadores e limitadores de carga, além de três cintos de segurança de três pontos para os ocupantes do assento traseiro.

Em 2009, a marca teve bons números de vendas globais de automóveis de passageiros e comerciais. Nos primeiros 11 meses deste ano, a montadora sul-coreana contabilizou crescimento de 17% nas comercializações mundiais em relação ao mesmo período de 2008. Foram 1.489.204 unidades vendidas pelo mundo até novembro do ano passado, com destaque para o Cerato, o modelo mais vendido da marca nos mercados internacionais até o momento.

Alejandro Marimán Ibarra de AutoCosmos/Chile

_________________

Twitter
_________________

Gosta de minivans compactas?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Chevrolet Meriva

Nissan Livina

Honda Fit

Fiat Idea

Leia também:

SEGREDO - SLS Cabrio é flagrado durante testes na Europa

SEGREDO - Audi R8 Spider é flagrado à noite na Alemanha

SEGREDO - Volvo S60 aparece praticamente sem disfarces

SEGREDO - Nova geração do VW Jetta é flagrada nos EUA

SEGREDO - BMW Série 5 Touring será apresentada no ano que vem

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors