Conheça a história do Rally dos Sertões

Evento chega à 10ª edição com recorde de participantes
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Conheça a história do Rally dos Sertões
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-

A história do Rally dos Sertões começou em 1990, com a realização do Rally São Francisco, entre Ribeirão Preto SP e Maceió AL, organizado pelo arquiteto Chico Morais. Era a primeira competição do estilo rali, aberta exclusivamente para motos. Em 1991 o evento não se repetiu.

Em 1992 foi organizado o primeiro Rally dos Sertões, com largada em Campos do Jordão SP e chegada em Natal RN, totalizando 3.500 quilômetros. Foram 34 pilotos inscritos em apenas na categoria Motos. O roteiro teve como tema parte da história do cantor Luiz Gonzaga, passando por cidades como Exu, onde ele nasceu.

A prova não foi realizada em 1993, mas no ano de 1994, Natal permaneceu como destino final da segunda edição do evento, que dessa vez teve como tema a obra Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa. Os participantes percorreram cidades como Montes Claros, Monte Azul, Bom Jesus da Lapa e o Vale do Salitre, margeando do "Velho Chico" rio São Francisco. O percurso total foi de 4.500 quilômetros e contou com 44 inscritos de todo país e do exterior, iniciando a fase internacional do evento, ainda restrito apenas às motocicletas.

Em 1995 a prova obteve a homologação da Fcaptionação Internacional de Motociclismo FIM e marcou a estréia dos veículos 4x4. Dando continuidade aos temas, o escolhido dessa edição foi “Virgulino Ferreira, o Lampião”, e o roteiro incluiu lugares como Serra Talhada, onde o "Rei do Cangaço" viveu ao lado de Maria Bonita.

A partir de 1996, com a criação da empresa Dunas Race, o rali se tornou ainda mais profissional. Fortaleza, capital do Ceará, foi o destino final da prova, desta vez com mais de cinco mil quilômetros e 54 inscritos nas motos e 23 veículos de quatro rodas, do Brasil e do exterior.

Em 1997, a prova ganha destaque e projeção na mídia e passa a ser atraente também para pilotos de primeira linha do circuito mundial representando vários países. O tema escolhido no V Rally Internacional dos Sertões foi a Coluna Prestes, com chegada novamente em Natal.

Nas quatro edições seguintes 98, 99, 2000 e 2001, o Rally Internacional dos sertões cresceu em número de participantes – recorde de carros em 2000 –, abrindo espaço para mais categorias e veículos, como a criação da categoria Caminhões 99/2000.

Em sua décima edição, o Rally dos Sertões se firma como uma das maiores – e melhores – competições off-road do mundo. Este ano o número total de participantes chegou a 214 veículos, entre motos, carros, caminhões, quadriciclos e expedition passeio, recorde no evento. Entre as motos são mais de 90 concorrentes.

Entre os principais pilotos de off-road nacionais, participam do Sertões Reinaldo Varella Troller, Édio Füchter Chevrolet, Klever Kolberg Mitsubishi, Jean Azevedo motocicleta Gas Gas, Tino Viana Subaru, Guilherme Spinelli Mitsubishi e Ulysses Bertholdo Mitsubishi, entre outras.

As montadoras também passaram a participar da prova com equipes oficiais – caso da Troller, Mitsubishi, Subaru, Chevrolet e Volkswagen –, fazendo do rali uma vitrine para seus produtos.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors