Exiga, a nova perua de sete lugares da Subaru

Com tração integral permanente, modelo é construído sobre a plataforma do Impreza
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Exiga, a nova perua de sete lugares da Subaru
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- No ano passado, a Subaru exibiu um carro-conceito que deixou muita gente animada. Chamado de Exiga, ele era uma perua com sete lugares e uma enorme área envidraçada, inclusive com teto de vidro, para proporcionar aos passageiros uma ampla sensação de liberdade. Fato é que a marca japonesa resolveu fabricar esse bicho, que se manteve bem fiel ao modelo conceitual. Até o nome, que no Brasil pode causar algum estranhamento, foi mantido.

Construída sobre a base do Impreza, a perua tem 2,75 m de entreeixos, contra 2,63 m do hatch esportivo. A necessidade de 12 cm a mais se explica pela maior capacidade de carregar passageiros com que a Exiga conta. Há espaço para sete pessoas na perua, que, como é tradição na Subaru, conta com tração integral permanente e uma preocupação com engenharia que tem valido à marca sua merecida fama de confiabilidade mecânica e de bom comportamento dinâmico.

Vendida em quatro versões, a Exiga tem motor 2-litros boxer de 148 cv a 6.000 rpm e torque de 191 Nm a 3.200 rpm no modelo mais simples. No GT, feito para atiçar o coração de quem gosta e um modelo forte, este mesmo propulsor recebe turbo e chega aos 225 cv a 5.600 rpm e 326 Nm a 4.400 rpm. As rodas são de aro 16” no modelo mais simples e de aro 17” no GT.

Apesar da concepção moderna, a Exiga ainda não oferece o sistema de câmbio mais avançado do mundo, o manual automatizado de dupla embreagem, possivelmente por alguma preocupação em desenvolver ela mesma seu sistema, o que leva tempo. Enquanto isso, ela continuará com transmissões automáticas, de quatro e de cinco marchas.

O que a Exiga oferece de melhor é o amplo espaço interno, com capacidade para sete passageiros, como muitas minivans, mas um comportamento dinâmico mais interessante simplesmente em razão de sua carroceria, que tem centro de gravidade mais baixo. A tração integral e o motor boxer fazem com que esse comportamento seja ainda mais interessante.

Por enquanto, o modelo está à venda só no Japão. Para o Brasil, não há informação oficial de venda da perua. Nem previsão.

Gosta de peruas médias?

Então veja as ofertas das concorrentes da Mégane Grand Tour no WebMotors:

Volvo V50

VW Jetta Variant

Renault Mégane Grand Tour

Toyota Fielder

Fiat Marea Weekend

Peugeot 307 SW

Volkswagen Santana Quantum

Citroën Xsara Break

Leia também:

VW Golf GT estréia motor 2-litros flexível

Peugeot 207 Passion chega em outubro

Bentley apresenta linha 2009 do Flying Spur

SEGREDO! - Designer polonês cria Sandero Grand Tour

SEGREDO! - Chevrolet Captiva

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors