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Fábrica da Ranger se renova, mas esconde novidades

Planta de Pacheco, em Buenos Aires (Argentina), vira "4.0" para fazer a picape, e deve ter mais produtos para a região

por André Deliberato

A nova geração da Ranger já está confirmada para o Brasil e essa notícia você já viu aqui no WM1, em janeiro. A renovada picape chega no segundo semestre, importada de onde sempre veio: Buenos Aires, na Argentina.
É aí que está o ponto. A Ford nos levou para conhecer a "nova fábrica" de General Pacheco, totalmente reestruturada para receber a linha de montagem da nova geração.
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Antiga - começou a operar em 1961, portanto há 62 anos -, a planta foi modernizada e agora usa processos de fabricação "conectados" (chamados de 4.0), que prometem um novo padrão de qualidade.
A Ford quer, de fato, "surpreender" os consumidores.
"A Nova Ranger é resultado de um investimento de US$ 660 milhões (cerca de R$ 3 bilhões), aplicados em grande parte na transformação da planta de Pacheco, para se equiparar às fábricas da Ford mais modernas do mundo não só em termos de qualidade e eficiência, mas também de ergonomia para os operadores".
As palavras são de Martin Galdeano, presidente da Ford Argentina.
Graças à incorporação de tecnologias de manufatura 4.0, Pacheco é agora uma planta "digital", com informações disponíveis em tempo real. É a única onde a Ford produz veículos na América do Sul.
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A melhor Ranger da história

"A Nova Ranger será a melhor de todos os tempos, com atributos de performance e tecnologia que vão redefinir o segmento de picapes na região", garantiu Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
Por ora, sabemos somente que a nova geração da picape será vendida por aqui em três versões: XL, XLT e Limited. A motorização segue sob sigilo. Mas podemos dizer que haverá versões com motor V6, para seguir a tendência do segmento.
Configurações eletrificadas, por enquanto, estão "fora dos planos", segundo Golfarb. "Embora a gente nunca possa dizer 'nunca'", entrega o executivo.
Vale lembrar que, em mercados internacionais, a nova Ford Ranger pode ser equipada com motores 2.0 turbodiesel de 150 cv ou 170 cv, com câmbio manual de cinco ou seis marchas, respectivamente; 2.0 biturbo diesel de 210 cv com câmbio automático de 10 marchas; ou com um V6 3.0 turbodiesel de 250 cv, também com câmbio de 10 velocidades.

Também já existe uma versão esportiva Raptor, que tem sob o capô um V6 3.0 biturbo a gasolina de 397 cv, atrelado a um câmbio automático de 10 marchas e com suspensão ultra preparada.
A picape de geração atual chega nas versões XL (a partir de R$ 230.490), XLS (a partir de R$ 228.590), Black (a partir de R$ 238.490), Storm (a partir de R$ 275.590), XLT (a partir de R$ 308.190), FX4 (a partir de R$ 308.190) e Limited (a partir de R$ 329.990).

Há segredos além da picape

É aí que entra o jornalismo do time do WM1. Como parte da transformação da planta, a capacidade anual foi ampliada em cerca de 70%, para 110 mil veículos/ano.
Por maior que seja a capacidade de crescimento, 110 mil Ranger para o mercado da região (América Latina) é muita coisa - lembrando que, no Brasil, a picape da Ford perde em vendas para Toyota Hilux e Chevrolet S10.
Em 2022, por exemplo, foram 20,5 mil unidades emplacadas, volume bem distante longe das 48,6 mil unidades da rival da Toyota.
Acreditamos que outro modelo (ou outros) deve passar a ser feito no local, portanto. A maior aposta, de acordo com orientações vindas de fontes ligadas à empresa, é em um SUV baseado na picape.
Algo como a GM já faz há muitos anos com S10 e Trailblazer, e a Toyota faz com Hilux e SW4 - e que a própria Ford já fez com Ranger e Everest.
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Lembre-se: com a reformulação global da empresa, a Ford passou a focar sua produção em SUVs e picapes. Por que não imaginar que Bronco e Maverick possam ser feitos por lá? Hoje em dia, o SUV vem dos EUA e a picape, do México.
Mas não espere pela confirmação da Ford. Questionados, os executivos da marca silenciam sobre a produção de novos modelos no local, dizem que os turnos estão prontos para produzir a nova Ranger e que, como dissemos, por enquanto "não há planos" para outros modelos.
Será?

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