Ferrari P4/5

Como a Pininfarina pode melhorar ainda mais um Ferrari Enzo
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Ferrari P4/5
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Ferrari Enzo é um dos carros mais exclusivos do mundo. Como já se tornou lenda, não é qualquer pessoa que pode comprá-lo, mas apenas as pessoas escolhidas pela fábrica de Maranello. Imagine, então, que o dono de uma das unidades deste carro tenha dinheiro suficiente para querer ainda mais, pedindo ao estúdio Pininfarina que a personalize, criando um carro único. Imaginou? Nem precisava... Dê uma olhada no carro acima, o Ferrari P4/5. Ele é a materialização de tudo o que foi descrito.

James Glickenhaus, um colecionador norte-americano, queria que seu Enzo se parecesse mais com um esportivo da década de 1960. Quem melhor para fazer a modificação que a empresa que o desenhou? Glickenhaus não teve dúvidas e foi bater na porta da Pininfarina para a recriação de seu automóvel, que se encantou com a possibilidade oferecida pelo colecionador.

“Este projeto representa um desafio excitante, que era o de atender as demandas do cliente da melhor forma possível sem deteriorar o enfoque da empresa, baseado em estilo e inovação”, disse Andrea Pininfarina, presidente do mítico estúdio.

O ponto de partida foi a idéia de fazer um carro com extrema vocação esportiva. Não apenas um carro de apresentação, mas um veículo para ser usado e aproveitado na estrada.

Depois da criação dos desenhos, o estilo final foi definido com modelagem em computador. Mais de 200 componentes foram especificamente desenvolvidos para o P4/5, como os faróis bixenônio com o inovador sistema de leds brancos e amarelos e as rodas de 20 polegadas, esculpidas a partir de um bloco único.

A carroceria, como não poderia deixar de ser, são feitas inteiramente em fibra de carbono. A capota não existe, ou melhor, ela forma um conjunto único com o pára-brisa. Portas-tesoura garantem o acesso ao interior.

No que se refere ao belo motor, um V12 de 5.998 cm³ e 650 cv a 7.800 rpm, com torque de 67,4 kgm a 5.500 rpm, ele é coberto por uma capa transparente em formato de gota ladeada por dois escapes recobertos de cerâmica, dando a aparência de esportivo da década de 1960 que Glickenhaus tanto queria.

Para garantir que o P4/5 conseguisse os mesmos números de desempenho do Enzo, ou seja, 0 a 100 km/h em 3,6 s e velocidade máxima de 347 km/h, com o mesmo silêncio e conforto proporcionado pelo carro original, o P4/5 foi extensivamente testado em túnel de vento no centro de pesquisa de Grugliasco, em Turim, na Itália. Isso faz com que todos os apêndices aerodinâmicos do carro funcionem, o que nem poderia deixar de acontecer, considerando o desempenho que o carro tem. Além do exterior, todo o interior do carro seguiu os pedidos feitos pelo colecionador norte-americano.

Um carro tão especial não poderia encontrar lugar melhor para ser exposto ao público pela primeira vez: o Pebble Beach Concours d’Elégance, considerado o evento de carros antigos mais importante do mundo. “A Pininfarina tem sido um participante importante do mundo automotivo há décadas, como diversos projetos nossos já demonstraram. O P4/5 e o Ferrari 612 Scaglietti “K”, apresentado em Villa D’Este, nos dá a chance de mostrar nossa excelência em criatividade, disponibilizando nosso know-how a clientes especiais de modo a oferecer uma verdadeira experiência pessoal que vai muito além de simplesmente permitir que eles desenhem seus próprios automóveis”, disse Pininfarina.

Gosta da Ferrari?

Então veja aqui quantas ofertas temos em nossos estoques para atender você:

Ferrari

Leia também:

Brabus Rocket, o sedã mais veloz do mundo

Hartge H50 V10

quattro: a preparadora da Audi

Brabus

Alpina

_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors