Nesta sexta-feira (3), chega às lojas a versão aventureira light do subcompacto Mobi. Batizada de Way – e já apresentada na ocasião de lançamento do Mobi – ela vem com a missão de melhorar as vendas do modelo, que fechou o mês maio com 2.407 unidades emplacadas - 820 unidades atrás do rival VW Up! Segundo dados da Fenabrave.
O Mobi Way parte de R$ 39.300 e chega a R$ 43.800 na versão WayOn, mais completa. Em relação ao MobiLike, a versão aventureira ostenta parachoques mais parrudos, barras longitudinais de teto e molduras nas caixas das rodas. A suspensão ganha barra estabilizadora no eixo dianteiro, que compensa a inclinação lateral em curvas, já esta versão é 15 mm mais alta que as outras. As demais configurações contam com amortecedores Power Shock no eixo dianteiro, que fazem as vezes da barra estabilizadora. Já os pneus são os mesmos para todos os modelos, 175/65 R14.
Por dentro, há bancos com desenhos exclusivos e, no Mobi WayOn, um console no teto com um mini retrovisor embutido e porta-óculos, além de detalhes em preto brilhante no painel. Saiba aqui, todos os detalhes do Mobi.
Desta vez, a Fiat apresentou o carro como deveria ter feito no lançamento, onde uma apresentação mais “informal” eliminou a trivial coletiva de imprensa. O resultado não foi como o esperado. Agora, o Diretor de Engenharia Claudio DeMaria, fez questão de enaltecer que o Mobi não é um “Mini-Uno”. Segundo o executivo, a novidade possui um novo conceito de pavimentação frontal e central em peça única afim de reduzir o peso, além do processo de fabricação ser muito mais moderno. A carroceria pesa apenas 352,9 kg e o carro como um todo é 40,4 kg mais leve que o irmão Uno (ambos na versão Way).
Rodamos com o pequeno aventureiro por estradas pavimentadas e de terra batida, com buracos e até lama. O comportamento da suspensão, de fato, merece elogios uma vez que absorveu muito bem a buraqueira e manteve o conforto para os ocupantes.
O motor, no entanto, é o conhecido 1.0 Fire de quatro cilindros, que gera 75 cavalos e 9,9 kgf.m no etanol. Mesmo com apenas 940 kg, ele penou nas subidas – isso porque havia apenas dois ocupantes no carro. O propulsor de três cilindros que a Fiat está desenvolvendo e chegará primeiro no Uno ainda não tem previsão de lançamento.
Outro equipamento que está demorando para chegar é o sistema Live On, que utiliza o smartphone como central multimídia e que é uma das principais inovações do pequeno Mobi. De acordo com o diretor Carlos Eugênio Dutra, o atraso se deu por conta de alguns problemas de adaptação ao sistema IOS da Apple, mas que ele deve chegar ao mercado no início do segundo semestre. O preço ainda não foi divulgado.
Com a chegada do Mobi Way, a Fiat estima que as vendas dop modelo atinjam as 4 mil unidades mensais nos próximos meses. Dentro da gama, a versão aventureira deve representar 35% do mix.
Confira o que oferece cada versão:
Mobi Way (R$ 39.300): Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros com one-touch, travas elétricas, chave canivete com telecomando, limpador, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, cargo box, volante com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, computador de bordo e lane change (ao pressionar levemente a alavanca de seta na direção desejada o sistema acionará as setas por cinco vezes).
Opcional Pack Tech 1: Rádio Connect com USB e entrada auxiliar, volante multifuncional e alarme
Mobi WayOn (R$ 43.800): Os ítens da versão Way mais rodas de liga leve de 14', rádio Uconnect com USB e Bluetooth, retrovisores externos elétricos com rebatimento, alças de segurança, sensor de estacionamento, banco do motorista com regulagem de altura, farol de neblina, acabamento interno em preto brilhante, alças de segurança.