Fiat reestiliza Siena, Weekend e Strada para ficar à frente

Com as mudanças, a Fiat passa a oferecer duas opções para o Siena, quatro para a Weekend e nove para a Strada

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Fiat reestiliza Siena, Weekend e Strada para ficar à frente
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


(Recife-PE) – A Fiat convidou o WebMotors para conhecer de perto a reestilização dos modelos Siena, Weekend e Strada. O carinho da marca italiana pelos modelos não é à toa, afinal, os derivados do Palio (velho) estão nas avenidas brasileiras, contribuindo um bocado para a marca se segurar na ponta do ranking de vendas.

De acordo com o ranking da Fenbrave de 2012 (Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Strada aparece na 6ª colocação, com 44.398 unidades vendidas, e o Siena na 14º, com 23.548. Já a Palio Weekend aparece na 32ª posição dos automóveis, com uma marca de um pouco mais de 8 mil unidades no acumulado do ano (até o mês de maio).

Fiat Strada - Uma das grandes sacadas da Fiat foi disponibilizar a carroceria cabine dupla para todas as versões. Antes, a opção de entrada não contava com a estrutura para quatro passageiros. Agora, a Strada de entrada é a Working. Ela é equipada com um motor 1,4L de 85 cv e de 12,4 kgfm, ambos os dados com gasolina. Um detalhe da opção é que a sua dianteira se manteve igual a do Palio extinto das prateleiras. Vale lembrar que a versão Fire da picape também foi excluída.

Mas, sabendo que a picape do Palio é uma das grandes responsáveis pela liderança da marca, a Fiat injetou uma opção de ânimo. Aplicou na utilitária a versão Trekking, com motor 1,6L, de 115 cv e 16,2 kgfm. A dianteira da versão intermediária ficou igual a do Siena EL. Outra estratégia da marca usada para se consolidar no segmento foi elaborar a opção Dualogic, com opção de trocas no volante, para a picape Adventure. O problema ficou no preço salgado. Para ter ideia a Strada topo tem um preço sugerido de R$ 54 mil.

Fiat Siena EL

Assim como ocorreu com a chegada do Uno (Mille) e do Palio, a Fiat não tirou a versão antiga do Siena com a chegada Grand Siena. Com a reestilização, fica mais evidente que a marca pretende deixar o carrinho nas prateleiras por mais tempo. Terceiro na sua segmentação, atrás de Chevrolet Classic e Volkswagen Voyage, o Siena chega nesta nova fase visual com duas opções de motor, 1,0L de 73 cv (gasolina) e 1,4L de 85 cv (gasolina).

Fiat Weekend

Em uma disputa acirrada com a Volkswagen SpaceFox, a Weekend está disponível em quatro opções de acabamento e três de motor. A versão mais em conta (R$ 41,49 mil) é a Attractive, equipada com motor 1,4L. Ao contrário da Strada, que coloca a dianteira antiga na Working, a Weekend já mantém a nova frente desde o seu modelo de entrada. Assim como a picape, a perua também recebeu a versão Adventure com câmbio robotizado. O valor sugerido para a versão topo é de R$ 53,39 mil, quase o mesmo preço sugerido pela utilitária.

O que mudou realmente

O WebMotors rodou por cerca de 10 km com todos os modelo reestilizados. O acabamento interno dos modelos evoluiu um pouco, principalmente se comparado às gerações anteriores. Agora, o mesmo painel do Uno pode ser encontrado nos modelos de entrada da família. Outro detalhe interno relevante é o novo volante de três raios. Ele oferece uma melhor empunhadura, mas nada que resolva a ergonomia natural dos Palio. Olhando os carros de fora, fica nítida a impressão de que apenas os para-choques dianteiros foram modificados. No caso da Adventure (opção perua e picape) a evidência é maior ainda. A diferença é que a mudança caiu mais positivamente para o modelo, uma vez que a carenagem ficou mais linear.

O que a Fiat escreveu sobre a mudança:

“Com detalhes sutis que os diferenciam, o novo frontal dos Fiat Palio Weekend, Strada e Siena apresenta um visual renovado, que se conecta harmoniosamente com a lateral e a já consagrada traseira dos veículos. O para-choque mais volumoso e de linhas limpas, elegantes e modernas em conjunto com os faróis passa um maior size-impression aos novos modelos. Ele traz uma nova grade superior com desenho em colméias e uma barra horizontal cromada, remetendo ao family feeling Fiat.”

“As versões Adventure também receberam um novo para-choque. Ele traz um visual mais robusto, uma característica consagrada dessa linha, mas ao mesmo tempo com um toque mais ‘cidade’. Este novo para-choque também dá a sensação de um carro mais alto com o peito de aço se integrando perfeitamente ao desenho da versão.”



Opinião do repórter: A Fiat inovou mais uma vez com as inúmeras versões oferecidas. Ela já sabe que é por aí a melhor foram de garantir o sucesso. O problema continua por conta dos poucos equipamentos de série oferecidos nos modelos de entrada. O Siena EL, por exemplo, traz os seguintes principais equipamentos: alerta de velocidade, comando interno de abertura do porta-malas e conta-giros. A Strada de entrada também segue a mesma “pegada”, oferecendo como um diferencial o protetor de caçamba. Na utilitária até a janela traseira corrediça é opcional. Uma das vantagens da leve reestilização fica por conta da baixa desvalorização dos modelos anteriores. Sem mudanças radicais, fica mais fácil de revender e até de encontrar peças nos mercados independentes ou até mesmo nas concessionárias.

PREÇOS
NOVO SIENA, PALIO WEEKEND E STRADA
MODELOS       PREÇOS
NOVO SIENA EL 1.0 8V       28.150
NOVO SIENA EL 1.4 8V       30.970
         
NOVO PALIO WEEKEND ATTRACTIVE 1.4 8V 41.490
NOVO PALIO WEEKEND TREKKING 1.6 16V 43.360
NOVO PALIO ADVENTURE 1.8 16V 51.510
NOVO PALIO ADVENTURE 1.8 16V DUALOGIC 53.390
         
NOVA STRADA WORKING 1.4 8V 31.490
NOVA STRADA WORKING 1.4 8V C.E. 34.540
NOVA STRADA WORKING 1.4 8V C.D. 38.440
NOVA STRADA TREKKING 1.6 16V 38.350
NOVA STRADA TREKKING 1.6 16V C.E. 41.150
NOVA STRADA TREKKING 1.6 16V C.D. 45.050
NOVA STRADA ADVENTURE 1.8 16V C.E. 47.490
NOVA STRADA ADVENTURE 1.8 16V C.D. 51.490
NOVA STRADA ADVENTURE DUALOGIC 1.8 16V C.D. 54.060


Relembre a avaliação do Siena:

Relembre a avaliação da Strada:

Relembre a avaliação da Weekend:

O melhor classificado de carros e motos do Brasil tem também a avaliação mais completa. Com a Tabela Fipe / WebMotors você sabe o menor, maior e preço médio do veículo no Brasil e em sua região. Avalie agora mesmo para fazer uma boa compra ou venda do seu carro ou moto

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors