Fiat Strada Gran Venture, cabine dupla, é versão adaptada

A Capotaria Cirilo, de Belo Horizonte, é a responsável pela alteração da picape; modelo da Fiat será lançado ainda este ano
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Fiat Strada Gran Venture, cabine dupla, é versão adaptada
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Barriga não é coisa que apenas o excesso de comida ou cerveja podem causar. Em jornalismo, barriga é dar uma informação incorreta, por mais que ela pareça boa. Foi o que aconteceu comigo na reportagem sobre a Fiat Strada de cabine dupla com o adesivo “Gran Venture”. Não se trata da nova versão da picape da Fiat, mas sim de uma adaptação, feita pela empresa Capotaria Cirilo, de Belo Horizonte.

O equívoco se deu quando recebi fotos do leitor Juliano.27, que só se identificou dessa forma e não me deu resposta quando perguntei seu nome verdadeiro. Como o material parecia bom, publiquei assim que foi possível. E foi nessa ansiedade que errei feio.

Isso porque um olhar mais detido mostra que a picape fotografada é de um modelo anterior da Strada, como bem apontaram os leitores Bruno Rossetti, Luiz Salgado, Vitor G. P. Serrão, Mércia Cristina, Guilherme Meira Magalhães, Francisco José Souza Guimarães Oliveira, Eduardo Henrique da Costa Macedo e Antonio Pacheco. Antes que alguém me questione sobre isso, notei esse fato, mas pensei que pudesse se tratar de uma mula. A mula, como se nota, era outra...

A questão toda é que a Fiat tem mesmo nos planos a construção de uma picape pequena com cabine dupla, a primeira do mundo fabricada em série com essa configuração, como já tivemos a chance de mostrar em algumas reportagens e como diversos de nossos colegas, como o pessoal do Estado de Minas, já tiveram a chance de flagrar. A Ford Pampa e a VW Saveiro a diesel não vinham de fábrica com esse tipo de carroceria, mas eram transformadas, como a Strada que a foto de Juliano.27 mostra.

Todos os flagrantes, até aqui, sempre foram do modelo em testes com bastante camuflagem. Ele será um elemento importante na luta da Fiat contra uma das maiores novidades deste ano, a Saveiro Arena, a concorrente da VW para a Fiat Strada CE cabine estendida. Tudo isso criou o contexto para o erro.

Pode-se dizer que sempre tomamos bastante cuidado com o que recebemos de nossos leitores. Muitos nos enviam fotos de outros meios, tanto de revistas quanto de sites, um material que não podemos publicar. Também já tivemos propostas de compra de material protegido, mas também as recusamos. É justamente por isso que estimulamos os flagrantes que nossos leitores conseguem fazer. Se o carro está na rua, não há trapaça na obtenção da informação.

Fizemos a checagem de costume sobre a picape. Não há na internet nenhuma notícia sobre a adaptação feita na Strada flagrada pelo leitor. Nenhuma informação sobre uma Strada Gran Venture. A questão é que já foram feitas reportagens sobre a modificação criada pela Capotaria Cirilo, em Belo Horizonte, em meios impressos. E é ela a responsável pela picape fotografada por Juliano.27. Foi o que nos disseram os leitores Ramon Neves, Luiz Salgado e Lucas Cardoso Silva. O leitor Raphael Zanol nos disse até qual é a frase que fica na parte inferior do adesivo: “5 lugares de Grande Aventura”.

Entrei em contato com a empresa e farei uma nova reportagem, com a Capotaria Cirilo, mostrando as modificações para esclarecer ainda melhor este caso. Afinal, quem quer uma Strada cabine dupla e não quer esperar pela que virá este ano pode mandar fazer a sua.

A nova Strada cabine dupla terá apenas duas portas. O motor da picape também deve continuar o mesmo, ou seja, o 1,8-litro que a GM fornece à Fiat. O 1,9-litro, já mostrado no Linea, deve ser colocado na picape só daqui a um ano ou dois, ainda que existam rumores sobre a adoção de um motor 1,9-litro fabricado na Tritec, empresa que a Fiat Powertrain comprou no ano passado e que seria baseado no 1,6-litro que era fabricado ali.

Ficam aqui registrados meus agradecimentos a todos os leitores que entraram em contato para pedir a correção desta matéria, muitos dos quais não foram citados. Do mesmo modo que nos ajudam a construir um site com notícias sempre atuais e corretas, também nos ajudam quando o caso é de correção. E é isso que nos permite progredir e oferecer, tanto quanto possível, a melhor informação. Que fique aqui também registrado meu pedido de desculpas pelo erro. Sei que eles acontecem, mas trabalharei para que sua freqüência seja a menor possível. É meu compromisso com você, leitor.

Se você conseguir flagrar alguma unidade do novo carro por aí, não hesite em entrar em contato pelo e-mail editorial@webmotors.com.br e nos enviar informações e até imagens, pelas quais não haverá nenhuma outra remuneração que não o gosto de dividir a novidade com os outros leitores. Não se esqueça de autorizar expressamente a publicação das fotos e também de nos contar a história detalhadamente.

Texto modificado às 13h23 do dia 10 de fevereiro de 2009


Siga a gente no Twitter! Novidades, segredos e muito mais: www.twitter.com/WebMotors

Gosta de picapes pequenas?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Chevrolet Montana

Fiat Strada

Ford Courier

Chevrolet Pick-up Corsa

Volkswagen Saveiro

Leia também:

SEGREDO - Leitor flagra novo Renault Symbol no Paraná

SEGREDO - Leitor flagra novo Captiva Ecotec em SP

SEGREDO - Leitor flagra novo BMW M7 em mercado na Alemanha

SEGREDO - Hyundai i30 CW é flagrada por leitor

Peugeot 308 Sedan, que irá à Argentina, aparece antecipadamente

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors