Ford apresenta o Focus RS, que estreará no Salão de Londres

Hatch de 300 cv usa diferencial de deslizamento e novo tipo de suspensão para conter reação de torque
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Ford apresenta o Focus RS, que estreará no Salão de Londres
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Como se comporta um carro com 300 cv e tração dianteira? Se ele não for muito bem feito, a tendência é que, a cada acelerada, ele puxe mais para um lado do que para o outro, efeito conhecido como reação de torque. Na apresentação do Focus RS, um esportivo que segue exatamente essa concepção, ou seja, motor e tração dianteiros, com 300 cv e 410 Nm de torque, a Ford se preocupou em ressaltar que seu novo hatch não sofre deste mal. Aviso válido, uma vez que a empresa poderia ter adotado tração nas quatro rodas do carro, mas não o fez porque o preço do sistema poderia ameaçar as vendas do carro.

O modo que a empresa encontrou para assegurar o comportamento dinâmico do Focus RS foi a adoção de um diferencial de deslizamento limitado Quaife, aliado a um novo sistema de suspensão dianteira, batizado pela montadora de “RevoKnuckle”. Partindo de uma suspensão McPherson tradicional, o novo sistema consiste de acertos de geometria que minimizam a atuação da reação de torque.

Tanta preocupação não é para menos. O motor do novo Focus RS é um 2,5-litros Duratec de cinco cilindros, o mesmo que vem sendo cotado para ser usado no próximo Ford Fusion, mas com turbocompressor para elevar sua potência e torque, próximo do de um motor V8. Apesar de o desenvolvimento do carro não estar completo, a Ford diz que ele irá de 0 a 100 km/h em menos de 6 s.

Com apresentação marcada para o dia 22 de julho, quando o Salão de Londres será aberto à imprensa especializada, o novo Focus RS é o segundo a receber a denominação esportiva, que teve início na Alemanha, no final dos anos 1960, e que desembocou no primeiro grande RS, o Escort RS1600.

Gosta de hatches nervosos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

VW Golf VR6

VW Golf GTI

Citroën C4

Fiat Stilo Abarth

Honda Civic VTI

Alfa Romeo 145 Quadrifoglio

Audi A3 1.8 T

Peugeot 306 S16

Citroën Xsara VTS

Leia também:

Kia apresenta fotos do Forte, sucessor do Cerato

Opel Insignia Hatch estreará em Londres ao lado do sedã

Dacia Logan recebe mudanças sutis e novo interior

Fotos da nova geração do BMW Série 7 vazam na internet

Volkswagen Gol

Bell Aurens Longnose, o off-roadster baseado no Defender

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors