Ford apresenta sua versão do 300C, o Interceptor

Conceito mostra em Detroit a futura aparência dos sedãs da marca. Com tração traseira
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Ford apresenta sua versão do 300C, o Interceptor
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Quando o Chrysler 300C foi lançado nos EUA, talvez pouca gente em Detroit, berço da indústria norte-americana, esperasse que esse sedã fosse fazer tanto sucesso. O fato é que ele vendeu mais do que pão quente nas terras do Tio Sam e vem ganhando mercado no mundo todo. Para contra-atacar, apelando para o mesmo desenho quadrado e agressivo, a Ford exibirá, no próximo Salão de Detroit, o Interceptor, carro-conceito que tem muito do concorrente e que, apesar de ser apresentado apenas como uma idéia, deve chegar à produção em série no máximo até 2009.

Para começar, as linhas angulosas estão ali, assim como uma cintura alta, bastante identificada com carros alemães, mas adotada pelos americanos não só pela sofisticação a que remete, mas também porque a rigidez torcional da carroceria aumenta um bocado. O capô longo e alto, contrário às tendências de proteção a pedestres, mas bonito como o dos carros de antigamente, também marca presença no Interceptor.

O que talvez seja mais interessante no carro, de todo modo, é a tração traseira, que os americanos adoram e que vem retornando com força aos automóveis feitos por lá leia mais sobre isso na coluna de José Luiz Vieira “ A volta da tração traseira nos EUA”, já que, até pouco tempo atrás, quem quisesse um carro de tração traseira nos EUA tinha de comprar um BMW ou um Mercedes-Benz. Em linha, até não muito tempo atrás, apenas o envelhecido Ford Crown Victoria trazia o adorado eixo-cardã entre os sedãs.

No caso do Interceptor, a tração é herdada do Mustang, de quem o sedã de 5,12 m de comprimento e 3,06 m de entreeixos também pegou emprestada a arquitetura. Isso fez circular por Detroit o boato de que o Mustang teria uma versão com quatro portas, que a empresa rapidamente desmentiu. Afinal de contas, não faria sentido mexer com um mito, mas também seria um desperdício deixar de contar com o que esse mito pode oferecer de melhor.

Ainda na linha saudosista, mas inteligente, a marca colocou no sedã um belo motor V8 de cinco litros de deslocamento, algo que poderia ser encarado como anti-ecológico e incorreto em tempos de preocupação com o aquecimento global, mas um detalhe o livrará do patrulhamento: esse motorzão, de mais de 400 cv, usa E85, um combustível que mistura 15% de gasolina e 85% de álcool para facilitar a partida em dias frios. Ele poderia ser até mais potente, mas a marca deve ter se dado por satisfeita com a cavalaria disponível.

Quem eventualmente duvidar da produção em série do Interceptor poderá matar qualquer sombra de dúvida ao ver o Lincoln MKR, com desenho também muito parecido, apesar das dimensões menores tanto em comprimento quanto em entreeixos 4,97 m e 2,87 m. A tração também é traseira e o motor, apesar de não ser o V8, é um V6 3,5-litros com injeção direta de gasolina, compressor mecânico e potência de V8, chamado de TwinForce. São 421 cv e 55,3 kgm de torque! Não haveria necessidade de mostrar dois carros tão parecidos se a intenção não fosse a linha de produção.

Aos brasileiros resta torcer para que o Interceptor, quando for fabricado, seja feito no México, o que facilitaria bastante sua importação para cá, ainda que para um mercado restrito, dadas as suas dimensões mais do que generosas. Quanto ao Lincoln, é melhor nem sonhar com ele, a não ser por importação independente, já que a marca do oval azul não tem uma política de vendas de carros dessa marca no país.

Gosta de sedãs tipicamente americanos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esses segmentos:

Chrysler 300C

Dodge Magnum R/T Hemi

Leia também:

BMW Série 3 Cabriolet

Mercedes-Benz Ocean Drive

Novo Mitsubishi Lancer estreará nos EUA

Volvo XC60 tem apresentação prévia em Detroit

Peugeot 207 CC
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors