Ford Fusion começa a ser vendido por R$ 112,99 mil

Ford apresenta novo Fusion antes do Salão de São Paulo, versões híbrida e de 2,5L chegam no primeiro trimestre
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Rodrigo Samy
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(Los Angeles, Estados Unidos) - A Ford convidou o WebMotors para o lançamento oficial do Ford Fusion. Só como curiosidade, o modelo que avaliamos, lançado há quinze dias nos EUA, custa US$ 21 mil, algo em torno de R$ 44 mil. Disponível para o Brasil em apenas uma versão até o final de 2012, o Fusion 2,0L tem um valor sugerido de R$ 112,99 mil.

Para o primeiro trimestre a Ford oferecerá outras versões do Fusion. A primeira delas é a equipada com o propulsor da Ranger de 173 cv, flexível em combustível, só que ajustado conforme as necessidades, da Ranger. A segunda opção será a híbrida, equipada com um motor a gasolina de 2,0L. A terceira versão é a equipada com tração dianteira FWD, uma vez que a topo utiliza o sistema AWD.



Sopa de (letrinhas) tecnologia



Entre as tecnologias oferecidas, o novo Fusion se destaca por apresentar assistente ativo de estacionamento (Active park assist), que é capaz de fazer balizas sem a interferência do motorista, Lane Keeping System que auxilia o motorista a manter a posição adequada na pista, alertando sobre uma possível sonolência ou erro na condução e o Blind Spot Information System (BLIS) que informa sobre veículos trafegando em possíveis pontos cegos, além de ajustar a velocidade do veículo às condições de tráfego.

Motor EcoBoost pode ser um dos segredos de sucesso

Uma tecla que a Ford insistiu muito durante o lançamento do novo Fusion é a da substituição do motor 3,0L V6 de 243 cv pelo 2,0 de 240 cv. O segredo para conquistar tanta força de um 2,0L está na turbina trabalhando junto do comando variável. Durante o curto percurso que o WebMotors fez com o carro pelas ruas de Beverly Hills, ficou nítido o bom torque a 1.250 rpm.

Outra característica encontrada no propulsor foi a da ausência do efeito de solavanco da turbina. De acordo com a Ford, só foi possível suavizar os “trancos” com a utilização de válvulas eletrônicas. Um software fica responsável pelo gerenciamento da pressão de entrada, que pode chegar a 16 psi.

Para conseguir um consumo declarado de 8,9 km/l na cidade e de 10,9 km/l na estrada, o EcoBoost usa bicos injetores de última geração. Outro aparato técnico que contribui para o desempenho e consumo do Fusion é o duplo comando independente de válvulas variável da Ford, denominado pela Ford de Ti-VCT.

Assim como nos modelo de categoria maior, o Ford Fusion 2013 usa um sistema que controla a entrada de ar no radiador. O controle ativo de fechamento da grade frontal ajuda a diminuir o arrasto, desviando o fluxo de ar quando ele não é exigido pelo sistema de refrigeração do motor. Outra funcionalidade desse sistema é o maior controle de consumo de combustível. Segundo a engenharia da marca, quando fechada, a grade reduz o arrasto do ar e melhora a aerodinâmica em aproximadamente 6%.

Arisco, mas nem tanto

Com 1.689 kg, o Fusion tem uma relação peso/potência de 7 kg/cv. Com um PBT de 2.086 kg, a relação aumenta para 8,6 kg/cv. Ou seja, com uma capacidade de carga de 387 kg, carregado o Fusion acaba ficando moroso.

Mercado e posicionamento

Com um valor acima de R$ 100 mil, o Fusion chega com aperitivos que cativam o consumidor. A faixa que o carro vai disputar é a dos sedãs Jetta, Azera, Passat, Optima, 408 THP, Fluence Turbo e até Mercedes-Benz Classe C.

Pontos positivos

- Sistema de leitura de faixas, inédito em veículos dessa categoria

- Dirigibilidade

- Custo/benefício do pacote em comparação aos rivais

Pontos negativos

- Porta-malas menor, de 530l para 453l

- Falta de outras opções mais em conta (só a partir de 2013)

- Preço se comparado ao vendido nos EUA

Opinião do repórter - A Ford surpreendeu com o valor e com os pacotes oferecidos. Para aqueles que pretendem adquirir o carro antes de 2013, a corrida será disputada. A Ford comercializará a partir do Salão do Automóvel apenas o primeiro lote, composto por 400 unidades. Para o próximo ano chegarão as opções FWD, a 2,5L Flex e a Híbrida.

Carroceria: Sedã
Motor: 2.0 EcoBoost GTDI, transversal
Número e disposição dos cilindros: 4 (quatro) em linha
Cilindrada: 2.0 (1.999 cm³)
Diâmetro dos cilindros: 87,5 mm
Curso dos êmbolos: 83,1 mm
Potência: 240 cv (@ 5.500 rpm)
Torque: 34,7 kgfm (@ 1.750–4.000 rpm)
Rotação da marcha lenta: 750 rpm
Rotação máxima: 6.800 rpm
Relação de compressão: 9,3:1
Combustível: Gasolina
Tração: AWD
   
Consumo (km/l)  
Ciclo urbano: 8,1
Ciclo estrada: 10,9
   
Transmissão  
Automática: SelecShift, 6 à frente e 1 a ré, com
  Paddle Shift
Relação de marchas:  
1ª: 4,58:1
2ª: 2,96:1
3ª: 1,91:1
4ª: 1,44:1
5ª: 1,00:1
6ª: 0,74:1
Ré: 2,94:1
Relação final: 3,36:1
   
Direção: Tipo pinhão e cremalheira com assistência
  elétrica (EPAS)
   
Freios: A disco nas quatro rodas com ABS
De estacionamento: Elétrico por botão no painel
   
Suspensão  
Dianteira: Independente tipo MacPherson com barra
  estabilizadora
Traseira: Independente ControLink com barra
  estabilizadora
   
Pneus: P235/45 R18
Rodas: 18x8,0", de liga leve
   
Capacidades (kg)  
Peso do veículo em  
ordem de marcha: 1,689
PBT: 2,086
Capacidade de carga: 387
Tanque de combustível (L): 66,22
Porta-malas (L): 453
   
Dimensões externas (mm)  
Comprimento: 4,871
Largura com espelhos: 2,121
Espelhos dobrados: 1,911
Altura em ordem de marcha: 1,484
Entre-eixos: 2,85
Balanço traseiro: 1,087
   
Dimensões internas (mm)  
Espaço para:  
Cabeça dianteiro: 995
Cabeça traseiro: 960
Pernas dianteiro: 1,125
Pernas traseiro: 972
Ombros dianteiro: 1,468
Ombros traseiro: 1,445
Quadril dianteiro: 1,397
Quadril traseiro: 1,382


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