Ford lança Focus 1.0 em Frankfurt

Motor três cilindros turbo promete se destacar em consumo e emissões de poluentes
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Ford lança Focus 1.0 em Frankfurt
Rodrigo Ribeiro
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Ford acaba de apresentar no Salão de Frankfurt alguns de seus principais lançamentos de 2011. Entre as novidades, a terceira geração do Focus com previsão de chegar ao Brasil em 2012 com motor 1,0L. É, isso mesmo, os europeus agora terão a opção de comprar um Focus com a mesma cilindrada do Ka e Fiesta vendidos por aqui.

A novidade, porém, não é um demérito. Baseado na nova família de motores EcoBoost, o 1,0L tem três cilindros e é sobrealimentado com um turbo, podendo gerar 100 cv ou 120 cv, dependendo de sua configuração – o motor mais potente é acoplado a um câmbio manual de seis marchas, enquanto a versão mais fraca usa uma transmissão de cinco velocidades.

Com isso a Ford promete índices de emissões de poluentes na casa dos 120g/km. Para se ter uma ideia, esse valor é obtido basicamente por microcarros, como o Toyota iQ. O consumo é de dar inveja a Fiat Mille: 19,3 km/l no ciclo europeu de medição.

Para os apressados
Ao lado da versão econômica, a Ford levou à Frankfurt o Focus mais esportivo até então. Com motor 2,0L turbo, o Focus ST tem 250 cv e 36,6 kgfm. Apesar da Ford ainda não ter divulgado números de desempenho, é de se esperar que a versão faça bonito na hora de acelerar. Com um câmbio manual de seis marchas e sistemas eletrônicos que evitam saídas de traseira e dianteira nas curvas, o modelo honra a sigla que carrega.

Ficou animado? Pois a Ford trouxe outra surpresa: a versão perua do Focus ST. Infelizmente a fabricante fez como a Honda e produziu a versão exclusivamente para os europeus. Para os brasileiros resta a esperança da marca produzir ou pelo menos importar a versão para o Brasil. Até lá, resta a nós dar uma voltinha no Volvo C30, que na sua versão T5 compartilha o mesmo conjunto do Focus ST antigo.

Para os muito apressados
Junto com os carros homologados a Ford também lançou dois veículos para corrida: o Focus ST-R, que sai de fábrica pronto para as pistas, e o novo Fórmula Ford. Famoso no Brasil nos anos 80, o monoposto ganhou uma nova e mais rápida geração homologada pela FIA. Com motor 1,6L turbo de 165 cv e câmbio seqüencial de seis marchas, o modelo promete ser uma opção rentável diante de outras categoria-escola voltadas para pilotos que querem chegar à Fórmula 1.



Gosta de hatches médios?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Citroën C4

Ford Focus

Hyundai i30

Fiat Stilo

Nissan Tiida

Peugeot 307

Peugeot 306

Volkswagen Golf

Renault Mégane

Chevrolet Astra

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors