Genebra dá a receita para um trânsito mais limpo

Valorizados como nunca, carros pouco poluentes são destaque no salão
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Genebra dá a receita para um trânsito mais limpo
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Olhe bem para o símbolo do Salão de Genebra deste ano. A referência a folhas e flores, que complementam a silhueta do carro, não é por acaso. A 77ª edição do evento suíço está preocupada, e muito, com o ambiente. Por conta disso, nada mais natural do que ele oferecer opções reais de veículos ecológicos, passíveis de, na Europa, serem adquiridos assim que o visitante se encanta pelo carro, além, é claro, dos conceitos que utilizam fontes de energia alternativa para se mover.

Outro aspecto interessante do salão é ver como, apesar da preocupação com o meio que existe no Velho Continente, eles estão muito atrás dos brasileiros em termos de aplicação destas alternativas, pelo menos no que se refere ao uso do álcool e do gás natural. Um dos principais patrocinadores do evento, a empresa Gasmobil, faz força para mostrar aos suíços as vantagens no uso deste combustível, ainda que o apelo maior, por aqui, seja o baixo nível de emissão de poluentes, e não o preço, como acontece no Brasil.

Para demonstrar essa tecnologia, a empresa empregou o Opel Corsa de nova geração e criou uma versão para ele, batizada de 1.6 D CNG. Ele não traz nada de extraordinário, fora o fato de ser um veículo bastante novo, até na Europa, alterado para rodar com o combustível alternativo.

A vantagem dos europeus no campo das energias alternativas está no uso da eletricidade. Para isso, há carros que já nasceram elétricos e métodos de conversão de veículos comuns, com motor de combustão interna, por sistemas de propulsão elétricos, sobre os quais faremos uma reportagem especial.

Dentre os elétricos apresentados no salão, um dos mais extravagantes era o Reva Greeny AC1. Com pintura de oncinha, ele chama ainda mais a atenção que por seu desenho, digamos, pouco convencional. Criado para duas pessoas, o carrinho urbano usa baterias de chumbo, menos interessantes que as de íons de lítio, por serem mais pesadas, e tem peso total de 680 kg, apesar de não ter mais de 3 m de comprimento.

Seu preço fica em cerca de 20 mil francos suíços. Por esse valor é possível comprar um Volkswagen Fox sim, leitor, ele é vendido aqui na Europa 1,4-litro bem equipadinho e ainda sobra troco. Isso explica por que esses carros não são tão populares: eles custam muito caro, mesmo para os padrões do Velho Mundo. Além disso, a autonomia é de apenas 80 km, ou menos, e a velocidade máxima é de 80 km/h, o que restringe sua utilização em estradas.

A empresa pretende resolver o problema com um novo tipo de bateria, de lítio e polímero, um modelo inovador, segundo a empresa. Batizada de "Zebra" a temática zoológica deve ser diferencial da Reva, a nova bateria poupa ao AC1 150 kg. Demonstrada no protótipo AC1 Z, de 530 kg, ela traz o beneficio de uma autonomia maior, de cerca de 110 km, o que é muito mais do que a maioria dos motoristas dirige durante uma semana. Se conseguir custar menos, pode ser que compense o desenho.

Mais interessante que este pequeno carro elétrico, inclusive em termos de aparência e espaço interno, era o BlueCar. Desenhado por Philippe Guédon, que também assina o desenho da Renault Espace, considerada a primeira minivan moderna do mundo e inspiradora da Grancar Futura, vendida no Brasil em meados dos anos 1990, o carrinho tem motor de 40 cv e atinge 125 km/h, velocidade mais do que suficiente para pegar a estrada. A autonomia é de cerca de 200 km. De tão interessante que é, o BlueCar também terá, na semana que vem, uma reportagem específica sobre ele, com todos os detalhes técnicos.

Híbridos x Diesel

Apesar de a Europa ser a terra do diesel, os japoneses tem insistido, neste mercado, com a fórmula dos híbridos. Para tanto, trouxe ao Salão de Genebra o portfólio praticamente completo destes veículos, especialmente a Toyota, a empresa que primeiro lançou um carro com essa formulação, o Prius. A ele se seguiram muitos, mas, na Europa, a responsável por mostrá-los foi a Lexus, divisão de luxo da montadora japonesa. Da linha desta empresa estavam presentes o LS 600 h L, o utilitário esportivo RX 400 h e o GS 4650 h.

Outra japonesa que acredita na formula é a Honda, que levou ao salão o Civic Hybrid 1.3, o carro mais limpo à venda hoje na Suíça. Apesar de pioneira, a Toyota deixou essa escapar... Outra que segue a linha é a coreana Kia, que apresentou o Rio em versão elétrica e a gasolina, também com a intenção de conquistar os europeus com a nova tecnologia.

De qualquer modo, o diesel tem a vantagem da facilidade de reabastecimento, como demonstra o smart fortwo CDi, que alega ser o campeão em baixa emissão de CO2: apenas 88 g por km rodado. Outra opção é o gás natural e, nessa, até a Mercedes-Benz aposta, mostrando o E 200 NGT Natural Gas Technology.

A Volvo, com seu C30, mostrou uma tecnologia sobre a qual os europeus se interessaram muito: o carro flexível em combustível. O compacto da marca pode, vejam vocês, rodar com álcool. Outro que pode rodar 100% com combustível vegetal é o Saab BioPower100, um carro-conceito! Por essas e outras que fica nítido que, neste ponto, estamos bem na frente. Basta não deixar ninguém passar.

Aguarde, para os próximos dias, um texto completo sobre os carros-conceito que também se preocupam com o bem-estar do planeta.
________________________________

Oferecimento: Volkswagen

Volkswagen
________________________________

Veja outras matérias de Genebra:

A bela de Genebra

Salão de Genebra lota no primeiro dia aberto ao público

Além de chocolates, a Suíça produz o Enzmann 506

Os velhinhos do Salão de Genebra

Genebra esquenta os motores


Fiat Lamborghini Gallardo Superleggera

Fiat Grande Punto Abarth

Mestres italianos fazem a festa em Genebra

VW Golf Variant

Audi A5 e S5

Maserati GranTurismo

Novo Ford Mondeo

Peugeot SW Outdoor

Dodge Demon

KTM X-Bow, pronto para sair do forno

Volvo V70 foca em segurança e esportividade

Novo Peugeot 207 CC

Rinspeed eXasis

Fiat Bravo

________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors