Governo segue decisão de automóveis e reduz IPI de caminhão zero

Até o fim de março quem comprar um caminhão zerinho ganhará uma redução de preço com o IPI caindo de 5% para zero
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Governo segue decisão de automóveis e reduz IPI de caminhão zero
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É oficial. O governo fcaptional anunciou a redução do IPI de 5% para zero na alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados IPI para caminhões. O governo já havia decidido a uma semana que reduziria o importo para os automóveis. As medidas têm por objetivo tentar minimizar os impactos da “crise econômica mundial”. Segundo o governo, a medida estará em vigor até o final do mês de março.

Na verdade, o mercado de caminhões não havia sentido a “crise” quando ela apareceu em outubro. O problema foi que em novembro as vendas caíram e logo se pensou que a culpa foi da crise. Ela contribuiu é verdade, mas já acontece uma desaceleração tradicional do mercado de veículos comerciais nesta época do ano.

Diferente dos automóveis, em que os compradores correm para as concessionárias para aproveitar as promoções de final de ano, o cliente de caminhões e ônibus é racional e só compra se realmente necessita. De qualquer forma, a Volvo anunciou 430 demissões em dezembro.

Mercedes-Benz anuncia repasse

Por enquanto, a única montadora a se pronunciar sobre a decisão do governo de reduzir o IPI, foi a Mercedes-Benz. A marca sediada em São Bernardo do Campo SP afirmou que vai repassar integralmente o desconto ao preço final de seus caminhões, que se enquadram no Decreto 6696/08. Até a linha Sprinter, importada da Argentina, vai entrar na dança da promoção.

“Alguns de nossos produtos tiveram reduções significativas de preços. O semipesado L-1620 6x2, por exemplo, pode ser encontrado com um desconto próximo de R$ 8 mil no mercado”, afirma com Philipp Schiemer, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.

“Esperamos reativar nossas vendas no mesmo patamar que tínhamos em meses anteriores. A desoneração do IPI deve incentivar essa retomada”, completa.

Leia também:


Série especial VM 10.000 já está à disposição

href=" http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Caminhoes_Conteudo.vxlpub?hnid=40865"> Presidente da Fenabrave tranqüiliza o mercado sobre a crise

Vendas de caminhões crescem 35,5%

1º semestre de 2008 é o melhor da história, em vendas e produção

Acumulado do ano é o melhor da história

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors