Honda apresenta carro-conceito RD-X

Modelo tem design futurista e múltiplas utilizações
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Honda apresenta carro-conceito RD-X
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Honda acaba de apresentar ao mercado o carro-conceito RD-X, um utilitário esportivo derivado do Acura, modelo da divisão de luxo da marca, nos Estados Unidos. O protótipo é um veículo que combina a alta performance do esportivo coupé RSX, ideal para andar na cidade, com a capacidade 4x4 fora-de-estrada do MDX. A primeira versão do RD-X, equipada com motor de 2,0 litros i - VTEC, conta com dois tipos de motores: um de 160 cv e outro de 200 cv de potência, com interior inspirado nos carros de corrida da marca. Já o MD-X é um utilitário esportivo luxuoso, com motor VTEC que atinge 240 cv de potência.

O sistema de tração inteligente automática nas quatro rodas 4x4 confere ao RD-X agilidade tanto no trânsito do dia-a-dia quanto em viagens de finais de semana por estradas sinuosas e acidentadas.

Para incrementar a aceleração e melhorar a dirigibilidade em diferentes condições climáticas e situações de tráfego, o carro tem sistema híbrido movido a gasolina e eletricidade e utiliza-se da tecnologia Integrated Motor Assist IMA, com dois motores elétricos que impulsionam as rodas traseiras, quando força extra e tração são necessárias. As rodas dianteiras são tracionadas por um motor movido a gasolina do tipo i - VTEC "i" = intelligent, de 250 cv, 2,4 litros, 16 válvulas DOHC Double Over Head Camshafts, comando duplo de válvulas no cabeçote.

A transmissão é mecânica inteligente - trocas manuais, porém sem pedal de embreagem - de seis velocidades, controladas por computador e inspirada na tecnologia Honda da Fórmula 1. O RD-X tem sistema de suspensão independente dianteira e traseira, freio a disco nas quatro rodas de aro 18 e pneus 235/60R 18.

O sistema IMA é um grande diferencial do RD-X. O primeiro veículo híbrido produzido pela montadora foi o coupé Insight, que utiliza a tecnologia de motor integrado de auxílio. Este modelo conta com dois propulsores elétricos para as rodas traseiras, além do movido a gasolina para as rodas dianteiras.

Espaço interno

Bicicletas, caiaques, snowboards, entre outros itens de grande porte, podem ser facilmente colocados no RD-X, pois o carro não possui a coluna B central. Na traseira, foram instaladas duas portas, assistidas eletricamente, que deslizam para as laterais esquerda e direita do automóvel, o que facilita a carga e descarga em locais apertados como os grandes centros urbanos. Suportes montados no piso para fixar bicicletas durante o transporte completam os mecanismos de praticidade. Outra vantagem é a altura interna: a parte traseira do teto, de vidro, pode ser aberta, permitindo a acomodação de objetos altos.

No dia-a-dia, o usuário conta com uma área de carga oculta na parte traseira do carro para o armazenamento seguro de pastas, laptops, entre outros itens de valor. A Honda priorizou também no conforto dos passageiros. Para isso, desenvolveu assentos traseiros ajustáveis, que melhoram o espaço entre as pernas, além do volante e pedais que se movem para frente e para trás, acomodando confortavelmente motoristas de diferentes estaturas. Os assentos dianteiros são do tipo concha, conferindo um ar mais esportivo ao carro e gerando mais conforto ao usuário.

Segurança e visibilidade no tráfego

Um display frontal projeta diversas informações, como velocidade e nível de combustível, e emite luzes de aviso no pára-brisa, dentro do campo de visão do motorista, permitindo que este mantenha seus olhos focados na estrada. Aliado ao display está o sistema Acura de navegação por satélite, que fornece o mapeamento de todas as regiões dos EUA com mais de 3,7 milhões de pontos de interesse.

A ótima visibilidade no trânsito da cidade é garantida pelo design do RD-X. Além disso, o automóvel utiliza duas câmeras, apontadas para trás, localizadas nos pára-lamas dianteiros, em vez de retrovisores laterais. Com elas, o motorista tem, em displays montados na coluna de direção, uma clara visão do tráfego traseiro, de ambos os lados do veículo. O RD-X é mais um avanço tecnológico da Honda, visando antecipar as tendências do futuro e atender aos anseios de seus consumidores, em todo o mundo.



Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors