I-Motion chega ao mercado no VW Polo Sedan e no hatch

Versão de entrada, o Polo I-Motion, custa R$ 42,58 mil; versão Sportline está com preço sugerido de R$ 50.465
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. I-Motion chega ao mercado no VW Polo Sedan e no hatch
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O WebMotors flagrou recentemente o Volkswagen Polo com o câmbio robotizado rodando nas ruas paulistanas. A partir de amanhã, o modelo com transmissão automatizada chega às concessionárias, em quatro versões, sendo duas de acabamento e duas de carroceria. O motor para todos os modelos é o 1,6-litro de 101 cv de potência máxima a 5.250 rpm, quando abastecido a álcool, e de 104 cv, quando usa gasolina. O torque do conjunto é de 151 Nm gasolina e 153 Nm álcool.

A versão de entrada, Polo I-Motion, com a carroceria hatchback, custa R$ 42,58 mil e a Sportline, a mais cara, está com um preço sugerido de R$ 50.465. A opção de entrada para o sedã é denominada de I-Motion. Ela tem valor sugerido de R$ 44,81 mil. Já o sedã topo de linha acabamento Comfortline tem preço de tabela em R$ 53.815. Apenas nesta última o volante multifuncional é de série. Nos outros casos, ele é um item opcional que custa R$ 470 e é atrelado ao sistema de som R$ 800. Logo, para ter as borboletas atrás do volante, grande diferencial dos robotizados, é necessário desembolsar R$ 1.270 a mais.

Além dos comandos do rádio, este volante é equipado com aletas que permitem efetuar as trocas de marchas com os dedos, sem necessidade de tirar as mãos da direção. As alavancas são duas, a do lado direito fazendo mudanças para cima e a da esquerda é usada nas reduções.

O Volkswagen com câmbio automotizado veio na hora certa, uma vez que a Fiat lançou a família Palio com o mesmo sistema na semana retrasada. O Palio Dualogic começa em R$ R$ 37,23 mil. Vale lembrar que o modelo italiano está encaixado em uma categoria menor, a dos hatches compactos.

Segundo a própria Volkswagen, a procura por câmbios automáticos tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Para a empresa, o número de veículos equipados com transmissão automática passou de 2% das unidades fabricadas no ano 2000 para 7% em 2008. Por isso, no mesmo período, para atender a essa tendência, os fabricantes aumentaram a gama de modelos automáticos de apenas 6 para 27. A projeção para 2009 já aponta para 8% de participação. De olho nestes dados, a marca alemã quer criar uma opção mais acessível ao consumidor.

Assim como na família Dualogic, a transmissão ASG tem a alavanca posicionada no console central. Ela permite ao motorista realizar trocas de marcha, selecionar a marcha-à-ré e alternar entre os modos de comando manual e automático. Junto à alavanca há indicações para o posicionamento: N, para o ponto morto; D, para Drive; M, de Manual; R, de Ré; e os sinais + e -, indicando o sentido do aumento ou redução das marchas. Ao lado da alavanca, uma tecla com a identificação “S” permite alterar a programação do sistema para uma condução mais esportiva.

O modelo hatch tem um peso em ordem de marcha de 1.105 kg e uma capacidade de carga de 475 kg. O volume do porta-malas continua com 250 l. A aceleração de 0 a 100 km/h do pode ser feita em 11,3 s quando está bebendo álcool. Já a relação peso/potência fica em 10,9 kg/cv gasolina e 9,6 kg/cv álcool.

No caso do sedã, o peso em ordem de marcha é de 1.126 kg e a capacidade de carga é a mesma do hatch. Em compensação, o volume do porta-malas é obviamente bem maior, chegando a 432 l. O Polo Sedan é um pouco mais lerdo que o hatch: ele acelera de 0 a 100 km/h em 11,4 s. Como também é mais pesado, a sua relação peso/potência também é mais alta: 10,8 kg/cv com álcool.

Veja os carros disponíveis com câmbio robotizado

Fiat Palio ELX - R$ 37,23 mil
Fiat Siena HLX - R$ 45,42 mil
Chevrolet Meriva – R$ 45.879
Fiat Stilo Flex – R$ 51,78 mil
Fiat Idea Adventure Locker - R$ 53,86 mil
Fiat Palio Adventure Locker - R$ 55,47 mil
Fiat Linea Flex – R$ 56,80 mil

Veja as versões do Polo com volante multifuncional

- Polo 1.6 I-Motion – R$ 43,85 mil
- Polo 1.6 I-Motion Sportline – R$ 51.735
- Polo Sedan 1.6 I-Motion – R$ 46,08 mil
- Polo Sedan Comfortline 1.6 I-Motion – R$ 53.815

Principais equipamentos da versão de entrada: Rodas de aço aro 15”, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado e direção hidráulica.

Principais equipamentos da versão Comfortline: Rodas de liga leve aro 15”, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado eletrônico com regulagem digital, direção hidráulica, rádio, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, vidro elétrico, faróis de neblina, sensores de estacionamento.

Os principais opcionais são: ABS, airbag duplo frontal e volante multifunção em couro com comandos de troca de marchas paddles shift.

Rodrigo Samy viajou a Atibaia a convite da Volkswagen


_________________

Twitter
_________________

Gosta de compactos premium?

Então veja aqui em nossos estoques a melhor oferta para você:

VW Polo

Fiat Punto

Chevrolet Corsa

Ford Fiesta

Citroën C3

Leia também:

GM divulga primeiras imagens oficiais do Chevrolet Agile

Honda City chega ao mercado brasileiro a partir de R$ 56,21 mil

Kia Soul chega ao mercado nacional a partir de R$ 51,49 mil

OFICIAL - Bentley chega ao Brasil no último trimestre de 2009


Nissan Sentra SE-R, estrela do Quatro Rodas Experience, pode vir ao país

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors