Aos poucos a JAC adequa seus carros ao gosto do mercado brasileiro. De olho em dados de que mais de 80% dos SUVs vendidos no país são automáticos, é a vez de o SUV (utilitário esportivo compacto) T40 ganhar câmbio CVT, com preço de R$ 69.990 - R$ 10 mil a mais que a manual.
O T40 é o segundo modelo da marca chinesa por aqui a usar o câmbio continuamente variável - até então o também SUV T5 usava a caixa. A transmissão simula seis marchas e trabalha com o novo motor 1.6 16V de até 138 cv.
O motor tem direito a comando duplo e sistema start/stop, mas só bebe gasolina. A JAC diz que preferiu lançar o carro logo, pois precisa de tempo para desenvolver o Flex, que deve ser lançado no segundo semestre. O T40 manual, contudo, continua a usar o propulsor 1.5 flex.
Em comparação com a versão manual, o T40 CVT estreia outro quadro de instrumentos, de melhor visualização, para atender as queixas de clientes brasileiros - e chineses. Já os bancos de couro são de série com costuras vermelhas aparentes e o ar-condicionado é automático.
Com a versão CVT, que chega às concessionárias da marca no fim de abril, a JAC projeta praticamente dobrar as vendas do T40, com 600 unidades/mês - sendo 65% de automáticos.