Jaguar C-XF

Carro-conceito anuncia o futuro dos sedãs da marca inglesa
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Jaguar C-XF
Luís Figueiredo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O futuro dos luxuosos e esportivos sedãs Jaguar está traçado. As linhas do carro-conceito C-XF, que será apresentado no Salão de Detroit 7 a 21 de janeiro, mostram o que serão os novos modelos a ser lançados pela marca britânica.

Construído como um sedã de quatro portas, o C-XF ainda um nome provisório deverá chegar ao mercado em 2008 e vai conviver com o S-Type R, atual sedã esporte da marca, podendo substituí-lo em seguida. Os modelos compartilham o motor, um V8 de 4,2 litros de cilindrada e sobrealimentado por compressor, que no C-XF chega à potência de 420 cv 400 cv no S-Type R, com nada menos do que 50,9 kgfm de torque máximo – disponíveis, segundo a fábrica, já a baixas rotações.

O C-XF foi desenhado pelo grupo chefiado por Ian Callum e Julian Thomson, o mesmo que traçou o novo XK, versões cupê e conversível. As inspirações foram os clássicos Mark VII, de 1950, e Mark 2, de 1959. Entre as mudanças marcantes de visual, destaca-se o novo conjunto ótico dianteiro – não mais dividido em pares, como nos sedãs atuais. A linha de cintura alta segue a tendência atual, colaborando para a acentuada imponência do modelo – destacada pela dianteira, em que os traços do Jaguar são percebidos. A traseira, com a coluna “C” bastante inclinada, colabora para que o sedã tenha ares de um cupê assim como o alemão Mercedes-Benz CLS.

Seu interior reserva um show à parte. Sentado ao volante, para dar a partida o motorista pressiona um botão no console central que pulsa, segundo a Jaguar, “como o coração do carro”. O câmbio, denominado JaguarDrive, possui seletor circular, em vez da convencional alavanca. Com o motor em funcionamento, uma luz azul acende, circundando a cabine; o teto se ilumina também de azul e outra luz da mesma cor se acende na grade dianteira – assinalando o V8.

Foi aplicada também uma tecnologia em desenvolvimento, denominada JaguarSense, que utiliza sensores de movimento para ativar alguns dos recursos do carro. Há cinco sensores, distribuídos nas quatro portas e o quinto no painel. Os primeiros são ativados ao aproximar-se a mão, e liberam as maçanetas – até então discretamente escondidas. O último aciona a tela de cristal líquido localizado no centro do painel. Esse monitor é dividido em duas seções, sendo possível exibir imagens diferentes para motorista e passageiro – um está atento à navegação via satélite, enquanto o outro assiste a um DVD.

As saídas de ar ficam, também, escondidas no painel e só aparecem quando o sistema está em funcionamento. As aletas de seleção do câmbio estão localizadas no volante, que possui apenas um raio. O painel de instrumentos teve seu desenho inspirado no quadro de um avião – tanto o contagiros como o velocímetro movem-se em sentido anti-horário.

Pode ser o sinal de renascimento da Jaguar. A tradicional fabricante pertence ao grupo Ford, que no final de 2006 chegou a anunciar a possibilidade de venda da marca, como parte do plano de reestruturação que vem implantando. A Ford recuou e desistiu de seguir com a idéia de venda.

Baixe aqui o fundo de tela 1.024x768 deste belo carrão !

Gosta de carros Jaguar?

Então veja aqui algumas opções dessa marca, todas anunciadas no WebMotors:

Jaguar S-Type

Jaguar X-Type

Jaguar XJ8

Jaguar XJ12

Jaguar XK 120 réplica

Leia também:

Opel Corsa OPC

Mitsubishi Prototype X antecipa Lancer Evolution

Rinspeed eXasis

Missão: mais de 400 km/h

SEGREDO! – BMW M3
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors