O novo Kia Rio acaba de chegar ao mercado brasileiro apenas em duas versões automáticas. O Inmetro, porém, já fez testes com o hatch compacto mexicano com câmbio manual de seis marchas.
A marca diz oficialmente que os testes foram apenas para fins de homologação. Uma fonte ligada à rede de concessionárias, porém, diz que o Kia Rio com câmbio manual chegaria ainda no primeiro semestre para servir de chamariz para a linha.
As versões manuais seguiriam as siglas das automáticas e teriam preços iniciais na casa dos R$ 60 mil no caso da LX, e algo em torno de R$ 65 mil, na EX. Hoje, o Rio custa R$ 69.990 na LX AT e R$ 78.990, na EX AT. A Kia diz que, por enquanto, o modelo só será comercializado com a caixa automática de seis velocidades.
O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro também entregou o consumo elevado do único motor da linha. Com o 1.6 de 130 cv, o Rio tirou nota D na comparação da categoria e C, na comparação geral - as notas vão de E a A, do menos para o mais eficiente.
De acordo com os testes, o Rio automático é até mais econômico na cidade. O hatch obteve médias urbanas de 7,2 km/l com etanol e de 10,5 km/l, com gasolina. As versões manuais apontaram 7,0 km/l e 10,0 km/l, respectivamente.
O desempenho na estrada é melhor com o manual, mas não melhora muito o panorama. No ciclo rodoviário, o Rio automático obteve 9,3 (e) e 13,4 (g) km/l. Já o manual apontou respectivas médias de 9,4 e 13,8 km/l.