Kia Seltos vem para o Brasil, mas preço é desafio

Com alta do dólar e pandemia, marca adiou lançamento do SUV compacto para 2021. Isso se a moeda norte-americana permitir

  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Kia Seltos vem para o Brasil, mas preço é desafio
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A pandemia do novo coronavírus forçou a mudança de planos para muitos fabricantes. Para a Kia, que só tem modelos importados no Brasil, mais ainda. E impactou uma das maiores apostas da marca sul-coreana para o nosso mercado: o SUV compacto Seltos.

Kia Seltos 2
icon photo
Legenda: Kia Seltos está confirmado para o Brasil, mas só chega ao nosso mercado em 2021
Crédito: Divulgação

O modelo continua confirmado para chegar ao país. Verdade que a ideia era lançar o utilitário esportivo no último trimestre de 2020, mas a Covid-19 adiou os planos. Agora, o Kia Seltos está planejado para 2021, porém outro obstáculo pode deixar o carro ainda em banho-maria: o dólar.

Isso porque o Kia Seltos viria importado da Coreia do Sul (mais provável) ou da Índia. Com a moeda americana oscilando acima dos R$ 5, o SUV dificilmente terá preço competitivo para brigar no segmento de compactos, com Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross etc.

Com 4,37 metros de comprimento e 2,63 m de entre-eixos, além de um bom porta-malas de 435 litros, o utilitário já foi homologado para o Brasil. Virá inicialmente com o mesmo motor 1.6 16V de 130/123 cv do recém-lançado hatch Rio (e que equipa as linhas Hyundai HB20 e Creta). Versões com o 2.0 de 167/157 cv do sedã médio Cerato ainda estão em estudos.

O que pode salvar o futuro do Kia Seltos no Brasil é sua produção no México - de onde vem o Rio. O modelo é cotado para ser produzido na nova unidade da marca coreana no país latino, algo que melhoraria os custos e a logística para a venda do SUV.

Kia Seltos de traseira na cor vinho em estúdio com fundo branco
icon photo
Legenda: Com 4,37 metros de comprimento, Kia Seltos tem porte de Hyundai Creta e bom porta-malas com 435 litros
Crédito: Divulgação
Comentários