Marcopolo e Tata Motors apresentam seus dois primeiros ônibus

Modelos foram apresentados durante o Auto Expo 2008, na Índia. Na parceria, os veículos recebem chassi Tata e carroceria Marcopolo projetada no Brasil
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Marcopolo e Tata Motors apresentam seus dois primeiros ônibus
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A parceria entre a Marcopolo e a Tata Motors, cujo nome oficial atende por Tata Marcopolo Motors Limited, mostrou ao mundo os dois primeiros “filhos” da nova empresa de fabricação de ônibus indiana. Os veículos, chamados Starbus e Starbus LE Low Entry, estiveram expostos no Auto Expo 2008, em Nova Delhi, na Índia.

As empresas vão utilizar uma fábrica localizada na cidade de Lucknow. De lá sai o Starbus LE, que já está sendo comercializado na Índia. As primeiras 100 unidades – de um total de 525 – foram negociadas para ser usadas no novo sistema de transporte coletivo de Nova Delhi. O lote deverá ser entregue até o final deste mês.

Mais planta

As duas empresas fecharam um acordo de “gente grande” e querem frutificar seus investimentos no mercado indiano. De olho nisso, pretendem, no segundo semestre, levantar a segunda unidade fabril, que está sendo construída em Dharwad. A capacidade anunciada será de 25 mil veículos/ano. De uma de suas linhas, brotará o microônibus Starbus.

Mais agilidade na operação

O Starbus LE sai configurado de fábrica com piso baixo e ar-condicionado. O modelo atende ao BRTS Sistema de Trânsito Rápido de Ônibus de Nova Delhi. O piso, com apenas 380 mm de altura em relação ao solo, e as portas largas possibilitam maior rapidez e facilidade nas operações de entrada e saída.

No lado de dentro, o ônibus possui cortinas de ar nas portas para manter a temperatura interna baixa e ampliar o conforto. O motor é traseiro, o que ajuda em uma viagem com muito menos barulho.

Fazem parte das características do modelo, sinais sonoros para abertura e fechamento das portas, portas com controle pneumático – que impede a partida enquanto abertas –, rampa manual para portadores de necessidades especiais e um sistema sonoro que informa o destino e a estação de parada. As composições dianteiras e traseiras do Starbus são feitas em aço estampado.

Segundo a Marcopolo, a previsão das empresas consta de uma fabricação de mil unidades do Stabus LE, em 2008 para atender ao BRTS de Nova Delhi e outras cidades que estão em fase de negociação.

Superior padrão de conforto

O microônibus Starbus vai chegar com uma proposta bem ousada no mercado indiano. Ser o primeiro a oferecer um padrão superior de conforto para o passageiro, em sua categoria. São promessas da Tata Marcopolo Motors Limited.

Para isso, as empresas capricharam no quesito prazeres internos. Um grande espaço interno com capacidade para 28 passageiros sentados, menores níveis – de ruído, vibração e desconforto –, e maior capacidade para bagagens, são as cartas na manga.

Complementam os itens de segurança, porta com acionamento pneumático, controlada pelo motorista, e piso antiderrapante. O veículo será o primeiro a atender as especificações da nova legislação urbana que entrará em vigor na Índia.

De acordo com as fabricantes, a produção do Starbus deverá atingir 2 mil unidades até o final do ano.



Leia também:

Marcopolo produz ônibus de 15 m para o Peru

Marcopolo recebe homologação inédita

Marcopolo festeja 200 mil ônibus produzidos

Marcopolo vende “ônibus-de-gelo” para a Finlândia

Marcopolo cresce 15,6%

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors