Maybach Exelero

Se for ao Salão do Automóvel, não deixe de ver esse carro. Ele é, de longe, a maior atração!
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Maybach Exelero
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Maybach é uma famosa marca de carros que, depois de anos de inatividade, foi trazida de volta à vida pela Mercedes-Benz como uma alternativa para o mercado de superluxo. Mas, como no passado, a Maybach tinha de mostrar a que veio. E mostrou em 2005, como o Maybach Exelero, carro que está no Brasil pela primeira e talvez única vez, exposto no Salão Internacional do Automóvel, que acontece em São Paulo de 19 a 29 de outubro.

Trazido pela Stola, empresa de engenharia que foi responsável pela criação da carroceria do protótipo, o Exelero é superlativo em tudo: tamanho, peso, luxo e desempenho, mais especialmente nesse último quesito. É, sem dúvida, a atração mais incrível desta edição do salão. As fotos já dão uma idéia sutil do que o carro pode fazer, mas acredite: ele faz mais do que você pode imaginar.

Para começar, o carro é inspirado num modelo de testes da Maybach, o SW 38, dos anos 30, que desapareceu depois da Segunda Guerra Mundial. Curiosidades à parte, o carro foi inteiramente criado com o propósito de testar pneus de altíssima performance da marca Fulda. Esses pneus, com medidas até 315/25 R23, tinham de suportar velocidades acima de 350 km/h e, como não é qualquer carro que chega nessa velocidade, foi preciso desenvolver um com as especificidades que a marca exigia. Afinal, eles seriam indicados para uso em limosines! Só a roda, no aro 23”, pesa 46 kg.

A Maybach, que era parceira antiga da Fulda, foi convidada a criar o carro, um cupê. Para fazê-lo, ela pegou a limosine 57 e começou a elaborar o projeto. O primeiro choque da equipe foi notar que o Maybach SW 38 tinha praticamente a mesma altura e entreeixos da 57, uma coincidência não proposital. Ela só não foi absoluta porque a limusine é 2,9 cm mais comprida.

No caso do Exelero, o comprimento total chegou a quase 6 m 5,89 m, com entreeixos de 3,39 cm. Um Chevrolet Vectra, para efeito de comparação, tem entreeixos de 2,70 m e comprimento de 4,62 m!

Apesar de inspirado no modelo anterior da Maybach, o Exelero não poderia ter linhas antiquadas. Para seu desenho, quatro estudantes da Escola Politécnica de Pforzheim foram selecionados e trabalharam no departamento de design da marca por oito meses. O resultado é o que se vê nas fotos desta página.

Desenhado e equipado com tudo que um carro dessa categoria deve ter, como sistemas de navegação por satélite, airbags para todos os lados, regulagens elétricas individuais para cada banco, ABS, ESP etc, o Exelero chegou a 2.660 kg. Em ordem de marcha. Esse é o mesmo peso de picapes grandes ou de utilitários esportivos. A questão, portanto, se tornou uma só: como empurrar quase três toneladas a 350 km/h?

Os engenheiros da Maybach ficaram encarregados de envenenar o já poderoso motor V12 da 57, aumentando sua capacidade cúbica de 5,6 litros para 5,9 litros, além de ampliar a eficiência dos turbos. Foi o suficiente para que o motor chegasse a 700 cv a 5.000 rpm e a 104 kgm de torque a baixos 2.500 rpm.

Para garantir a estabilidade desse peso-pesado, a Maybach recorreu a suspensões independentes nas quatro rodas e, é claro, aos pneus Fulda Carat Exelero 315/25 ZR 23. Nas rodas, freios ventilados de 376 mm de quatro pistões na frente e 355 mm de dois pistões atrás.

Nos testes, realizados no circuito de Nardo, na Itália, o carro atingiu o objetivo: velocidade máxima de 351,45 km/h, gastando 4,4 s para atingir os 100 km/h, partindo da imobilidade.

No Salão do Automóvel, o carro estará apenas em exposição, estático, apenas ao alcance dos olhos, no estande da Stola. Se ajudar, leitor, diante do carrão, feche os olhos, visualize uma das fotos ao lado, em que o Exelero está em ação, e observe-o novamente. Fica longe, muito longe do gostinho de dirigir uma máquina assim, mas pelo menos você poderá dizer que a viu ao vivo.

Salão Internacional do Automóvel
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209
São Paulo – SP
19 a 29 de outubro
Ingressos: R$ 25 adulto; R$ 15 crianças de 5 a 12 anos e entrada gratuita para crianças até 4 anos e maiores de 65 anos.


Gosta de esportivos?

Então veja aqui anúncios de carros de sonho, todos presentes no WebMotors:

Porsche Cayman

Porsche Boxster

Porsche 911

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

Chevrolet Corvette Z06

SEGREDO! - Super Corvette

Rinspeed Splash

Audi R8 - o melhor de Paris

Volkswagen Iroc

________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se naAgenda do Carro!
________________________________
E-mail: Comente esta matéria

Envie essa matéria para uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors