Logo WM1

O canal de notícias da Webmotors

Limpar buscar

Mazda submete o RX-8 a mudanças estéticas leves

Esportivo com motor rotativo custa, no Japão, o equivalente a R$ 42,7 mil
  1. Home
  2. Lançamentos
  3. Mazda submete o RX-8 a mudanças estéticas leves
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O Mazda RX-8 é um modelo que tem seu lugar na história reservado. Ele é o único automóvel atualmente em produção a contar com motor rotativo, ou Wankel, nome de seu inventor. Em todo caso, mesmo modelos especiais precisam dar um tapinha no visual para se manter atraentes. É por isso que a Mazda anunciou hoje no Japão o início das vendas da versão reestilizada de seu esportivo.

Ao contrário dos atuais “cupês de quatro portas”, o RX-8 já nasceu com as quatro portas e, ainda assim, muito esportivo. Mais do que isso, o carrão trouxe de volta um recurso que, agora, parece estar se tornando moda, as portas suicidas, presentes nos Rolls-Royce Phantom Drophead e Coupé e na futura Opel Meriva.

Apesar de as mudanças terem sido necessárias, elas não foram tão extremas que pudessem descaracterizar o carro. As entradas de ar ficaram maiores, os piscas passaram a integrar os faróis, os repetidores laterais de direção passaram para dentro das saídas de ar laterais como no Omega e no BMW Z8 e lanternas traseiras com LEDs. As rodas, antes de aro 16”, ganharam novos desenhos e ficaram maiores, sendo agora de aro 17”. O carro ganhou também novas cores, passando a ter oito opções.

As mudanças, entretanto, não se limitaram à aparência do esportivo japonês. O motor Renesis, de 1,3-litro e até 250 cv, ganhou novas bombas de óleo e de água e uma zona vermelha de rotação variável, que permite ao Renesis girar mais alto quanto mais sua temperatura aumenta. O câmbio manual de seis marchas também foi revisado, ficando mais curto, o que melhorou a resposta do carro em baixas rotações.

Outro item que mereceu a atenção dos engenheiros da Mazda foi a suspensão, que ganhou aperfeiçoamentos em molas, amortecedores, buchas e barras estabilizadoras. As torres de suspensão também foram reforçadas, o que melhorou a rigidez torcional do carro, que conta com tração traseira. Até a aerodinâmica do modelo melhorou.

Os preços sugeridos para o RX-8 vão de ¥ 2,6 milhões a ¥ 3,15 milhões no Japão, o que equivale a algo entre R$ 42,7 mil a R$ 51,7 mil. No Brasil, paga-se valores próximos disso por um Renault Sandero 1.6 16V e por um Fiat Idea HLX, respectivamente. Sorte do Brasil ser um país rico, que pode pagar tão mais por um carro que países pobres como o Japão...

Gosta de esportivos japoneses?

Mazda RX-8

Então veja aqui anúncios destes veículos, todos presentes no WebMotors:

Mitsubishi Lancer Evolution

Subaru Impreza WRX

Toyota Celica

Nissan 350Z

Nissan 300 ZX


Leia mais sobre esportivos aqui:

Bugatti Veyron Fbg par Hermès, luxo e esportividade

Ariel Atom 500, o britânico de mais de 500 cv e 500 kg

Holden Coupe 60, uma versão irada do Omega

É oficial: Volkswagen mostrará o Scirocco em Genebra

Koenigsegg CCXR Edition: um flex de 1.018 cv

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors