McLaren lança conversível de R$ 8 milhões

Elva é um roadster com motor V8 biturbo que faz de 0 a 200 km/h em 6,7 segundos e ainda presta homenagem a Bruce McLaren

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André Deliberato
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Um conversível de R$ 8 milhões. Esse é o novo McLaren. A marca britânica acaba de mostrar as primeiras imagens de seu mais novo superesportivo, o roadster Elva.

Segundo o fabricante, ele terá produção limitada de apenas 399 unidades. Além disso, nascerá para comemorar os primeiros carros de corrida de Bruce McLaren, o fundador da empresa.

Acredite: o Elva promete ser incrível e mais rápido até mesmo que o ultraesportivo Senna. De acordo com a McLaren, ele poderá acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e atingir 200 km/h em 6,7 segundos (o Senna faz em 2,8 s e 6,8 s, respectivamente).

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Para isso, usa motor 4.0 V8 biturbo. O conjunto consegue render 815 cv e 81,5 kgf.m - são 800 cv e 81,6 kgf.m no Senna. O câmbio será automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

McLaren Elva preto é um conversível de dois lugares sem para-brisa
Conversível de R$ 8 milhões, Elva não tem para-brisa, mas é possível comprar um como opcional
Crédito: Divulgação
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Mais homenagens

Além de Bruce, o Elva também homenageia alguns dos primeiros carros de corrida da marca. Entre eles, o M1A, M1B e o M1C, todos da década de 1960 e construídos por uma pequena empresa chamada... Elva.

É por isso que ele mantém o estilo de um speedster, um roadster sem para-brisa - só que desenhado de forma que o ar não invada e incomode os passageiros. Mesmo assim, segundo a marca, um para-brisa será oferecido dentro do pacote de opcionais.

Cada unidade do Elva vai custar 1.425.000 libras. Em conversão direta para o real, sem taxas de importação, sairia por pouco mais de R$ 7,6 milhões - praticamente R$ 8 milhões.

As primeiras unidades serão entregues no fim de 2020. E já foi divulgada a informação de que o piloto espanhol campeão da F1, Fernando Alonso, já comprou um.

 Elva faz homenagens aos primeiros esportivos da McLaren dos anos 1960
McLaren Elva em frente a um Elva M1A, carro de competição dos anos 1960
Legenda: Elva faz homenagens aos primeiros esportivos da McLaren dos anos 1960
Crédito: Divulgação
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Dinâmico e funcional

O ar, aliás, terá função no Elva. Segundo a McLaren, ele será o primeiro carro da marca a adotar o sistema de gerenciamento ativo de ar.

A tecnologia manda o ar pelas entradas frontais do esportivo, que sai por um vão no capô e passa por cima dos ocupantes. Dessa forma, é direcionado sobre os santantônios, criando uma espécie de "para-brisa virtual".

A McLaren batizou esse sistema de "bolha de calma", referindo-se à falta de turbulência dentro da cabine. O fabricante também diz que "capacetes podem ser utilizados, mas não são necessários devido à aerodinâmica inteligente" do carro.

Lá atrás, o Elva é equipado ainda com spoiler ativo, que pode ser ajustado para melhorar a pressão aerodinâmica e ainda auxiliar nas frenagens.

Painel do McLaren Elva
Elva tem painel minimalista com foco na redução de peso: volante, console, tela central e... SÓ!
Crédito: Divulgação
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Dieta obsessiva

Sempre atrás de baixo peso, o ultraesportivo procura aliviar até mesmo na cabine, que tem a menor quantidade de equipamentos possível. O Elva traz uma central multimídia de 8" na vertical, painel de instrumentos totalmente digital... E só.

O ar-condicionado, por exemplo, é totalmente controlado pela tela multimídia, deixando o painel com o mínimo de botões. Há, ainda, espaço para guardar dois capacetes. Mas nada além disso.

A McLaren não confirma quantas unidades já foram negociadas. Também não divulga informações sobre uma possível chegada do carro ao Brasil.

Traseira do McLaren Elva destaca os túneis que se originam nos encostos de cabeça e tem filete de leds fazendo as vezes de lanternas
Traseira lembra a do Senna e também tem recursos aerodinâmicos em prol do desempenho
Crédito: Divulgação
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Veja o vídeo com o McLaren Senna

 

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